CAMILA BIANCHI SÃO PAULO, SP – O surfista profissional Renato de Souza, conhecido como “Vó”, foi morto com um tiro na noite deste sábado (31), em Itanhaém, litoral sul de São Paulo. O crime aconteceu enquanto o surfista estava em um ensaio de uma escola de samba da cidade.

A Polícia Civil confirma que Renato morreu na hora, com ferimentos de arma de fogo. Ainda segundo a polícia, Renato estava acompanhado de um amigo que também morreu na hora. Os dois corpos passaram por perícia e foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal).

Natural de Itanhaém, Renato era conhecido por ser uma espécie de “caça-talentos” do esporte. Atualmente, era treinador de Roberto Alves, de nove anos, considerado uma das promessas do surfe no Brasil. A Associação de Surfe de Itanhaém emitiu uma nota lamentando a morte do surfista: “Nessa madrugada, Renato foi assassinado com um tiro em uma discussão, segundo testemunhas”, diz a nota.

A associação identificou o amigo de Renato como Edgley Santos. Este já é o segundo caso de assassinato de surfista profissional neste ano. No último dia 20, o catarinense Ricardo dos Santos morreu em São José, na Grande Florianópolis, depois de ser baleado por Luis Paulo Mota Brentano, um policial militar. Luis Paulo alega ter agido em legítima defesa para se defender em uma discussão. Na última sexta-feira (30), o Ministério Público denunciou o policial por homicídio qualificado.