Com dois milhões de foliões ao dia, nos blocos da cidade, o Carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Mas dizem que a festa surgiu na Grécia, nos idos dos anos 600 a 520 antes de Cristo.

Na América do Sul é a República Dominicana que leva para as ruas todas as tradições de seu folclore, com muita cor, muita máscara de diabo, muito barulho. Bogotá mistura dança e folclore: cúmbias, pito, gaita, salsa, fandango, merecumbé. A Unesco considerou o carnaval da Colombia como Obra Mestra do Partimônio Oral e Intangível da Humanidade. O ponto alto é a Batalha de Flores.

Na França é Nice que tem tradição carnavalesca, com seus imensos bonecos , desfiles e também a Batalha de Flores, marcando o início da primavera no hemisfério norte. Até a Eslovênia faz Carnaval, com o personagem Kurent em primeira linha. O folião usa uma grande máscara tipo demônio, misturando a festa ocidental com o antigo paganismo eslavo. Na quarta feira de cinzas acontece o enterro do Pust – boneco que simboliza todos os males e também a morte do inverno.


Grandes bonecos coloridos são destaque em Olinda, Colônia ou Nice durante o Carnaval

Veneza, em plena água alta, quando a cidade fica com os pés na água, o carnaval é motivo de turismo para o mundo todo, curtindo os desfiles de trajes de época, baile de máscaras a céu aberto e as grandes festas no interior dos palácios, verdadeiros espetáculos teatrais. Para todos, concertos, danças e desfiles.

Na Suíça, Basel ficou famosa pelo seu Morgestraich, com desfile de lanternas no centro da cidade às escuras, ao som de flautas e tambores. O Equador alarga as festas para duas semanas de folia, com balões de água, flores e frutas enfeitando carros alegóricos.


A Suíça não só faz carnaval, como vai desfilar no Sambódromo do Rio com destaque

O Canadá realiza o maior carnaval de inverno do mundo. E Quebec exagera, com 3 semanas de concertos, esculturas de neve e gelo, desfiles noturnos, esportes ( campeonato de canoas e pesca no gelo). Tudo com temperaturas abaixo de 10º C.

O Japão tem o seu Asakusa Samba Carnival, com direito a ala das baianas de olhinhos puxados, samba em português com sotaque, passistas. Brasileiros também comparecem, desfilando nos carros alegóricos e puxando o samba.

Quem não gosta de nada no estilo, faz as malas e procura um lugar calmo, sem gelo, sem folia, só alegria de viver.

Dayse Regina Ferreira

Hotéis nas grutas da Capadocia, nos roteiros da Flot

NOVIDADES FLOT PARA 2015
Criada em 1984, a operadora Flot está a mais de 3 décadas em constante renovação. A temporada 2015 é um bom exemplo, já que a operadora acompanha os novos rumos – e restrições – da economia, lançando os produtos Super Econômicos, que permitem a todos a realização do sonho de uma viagem pelo Brasil ou para o exterior. Dá para passar 6 noites na Tailândia com o pacote Triângulo de Ouro, visitando Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai a partir de 1.530 dólares a parte terrestre. Ou ir para Cancun, com 80 dólares por quatro noites na parte terrestre.

Para divulgar entre os profissionais do Turismo as novidades, José Eduardo Barbosa , titular da Flot, e sua equipe, fazem lançamentos simultâneos em 3 cidades. Começou na terça feira, dia 3, com evento em São Paulo. Em Curitiba foi Terezinha Ferreira, responsável pelo escritório em nossa cidade, que recebeu aos agentes de viagens no Pestana, terminando o encontro com um jantar de confraternização.

Nos roteiros 2015, saídas semanais para a Terra Santa, incluindo Jerusalém e Galiléia. Umbria, o Coração Verde da Itália, é outro destino de sucesso, combinando Idade Média e Modernidade, em meio a muita cultura.

Para quem prefere mergulhar nos segredos do México, Puerto Vallarta, e Riviera Nayarit, na descoberta do Patrimônios da Humanidade. Outro destino que os brasileiros apreciam é a Turquia. Onde o turista pode se hospedar em hotéis dentro de cavernas da Capadócia, vivendo as emoções das Mil e Uma Noites.

E há pacotes para a Índia, China, Vietnam, com seus milênios de história e arte, em meio a paisagens exóticas. E quem prefere aventura, safaris (fotográficos, é claro) na África. No lançamento da capital paulista, Eduardo Barbosa se fez acompanhar de Leonardo Pugliesi e Vivian Nakagawa, do Turismo da Tailândia. É que a Tailândia está ocupando cada vez mais espaço nas viagens dos brasileiros.

Fotos: Divulgação  
Carnaval em Veneza, sem dúvida o mais romântico e teatrl de todos no mundo
Máscaras são a marca maior no Carnaval da Sereníssima

Carnaval na Alemanha lembra sempre o ritual pagão do final de inverno
 
Foi no Norte que nasceu a religião budista na Tailândia, um destino da modaQuem pode, vai para a beira do mar, para não fazer nada e depois descansar 

A melhor época para viajar o país dos pagodes dourados é entre novembro e fevereiro, quando o clima é temperado, com 20oC e humidade em torno de 55%. A estação quente é entre março e maio, com temperaturas oscilando entre 30º e 40º C e muita humidade. As chuvas acontecem entre junho e outubro, com as famosas monções, que podem ser violentas na região Sul. Com humidade em torno de 80%, a sensação de calor é muito superior aos 30º C verdadeiros.

O Vale do Mekong foi habitado há mais de 10 mil anos e a população foi considerada como os primeiros agricultores do mundo e também um dos primeiros a trabalhar o metal. Falavam o Thai primitivo e viviam no território que é hoje a Tailândia. O arroz já era cultivado há 4 mil anos em Bang Chiang e Bang Plaxet, no Noroeste . A metalurgia do bronze era conhecida 3 mil anos antes de Cristo.

Ayutthaya foi uma das maiores e mais ricas cidades da Ásia, devido ao seu porto marítimo.O regime monárquico existiu ao longo de 400 anos, com 34 reinados. Portugueses, holandeses, ingleses, dinamarqueses e franceses exploraram suas riquezas e mantiveram embaixadas na cidade. Em meados do século XVI Ayutthaya foi ocupada pelos birmaneses, mas recuperada no mesmo século.

Em 1765 a riqueza atraiu novamente aos birmaneses, que acabaram destruindo a cidade.Anos depois o general Phrayan Taksin reuniu os exércitos Thai, expulsando os birmaneses e proclamando-se rei. Transferiu a capital para Thonburri, mas foi destituído.Com um novo rei, a capital se deslocou para Bang kok. Em 1932, tailandeses estudantes em Paris provocaram uma revolução contra a monarquia absoluta do Sião. Em 1939 o nome Sião foi substituído por Tailândia ( práthêt thai). Práthê vem do sânscrito pradsha e quer dizer país. Thai é livre.

Mas a liberdade nem sempre existe. Entre 1941 e 1945 o país foi ocupado pelo exército japonês. E a história serviu como base para o filme receber do Oscar, A Ponte do Rio Kwai. O rei Rama IX subiu ao trono em 1946.

Hoje o Turismo é o ponto forte na economia do país, um destino cheio de descobertas para o visitante de qualquer parte do mundo.

Chiang Mai é o centro cultural no Norte e foi fundada em 1296, doze anos depois de Sukhothai, primeira capital do reino. Foi em Chiang Mai que nasceu a religião budista da Tailândia.

Chiang Rai, também no Norte, é terra das colinas místicas, tribos de culturas fascinantes, plantações. É o Triângulo de Ouro. Um repositório de toda a história da Tailândia. O Buda de Chiangsaen é considerada a imagem mais perfeita de Buda e o templo mais sagrado é o Wat Phra That Doi Tung, no alto do Mount Doi Tung, a montanha mais elevada da região, lugar de peregrinação dos budistas.

As companhias aéreas que chegam até a Tailândia são Air France, British Airways, KLM, Lufthansa, Thai Airways, Turkish Airlines, Qatar Airways, Swiss Air. Os compristas consideram a Tailândia como um paraíso, para escolher jóias de ouro, rubis, safiras e esmeraldas, sedas, artesanato em bronze, madeira esculpida, antiguidades Thai, birmanesas ou jemer. Destaque para o artesanato das tribos das montanhas, no Norte.

A Flot tem os pacotes econômicos também para Paris, Punta Cana, Orlando, Aruba, Curaçao, Nova York, Riviera Maya, Buenos Aires, Santiago do Chile, Miami, Montevidéu, Bariloche. Se a vontade é a de conhecer melhor o Brasil, há roteiros para Fortaleza, Natal, João Pessoa, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu. Detalhe: os pacotes têm diferentes opções de hotéis, já com taxas incluídas. E podem ser pagos em até 10 vezes ( entrada e nove pagamentos), sempre que o aéreo for adquirido junto com a parte terrestre. Alguns roteiros têm pagamento dividido em até 4 vezes.

Para viagens individuais e personalizadas, ou para grupos especiais, os roteiros podem ser específicos: religioso, cassinos, compras, viagens culturais, destinos exóticos, férias de famílias com crianças, vinhos, natureza, parques temáticos, praias, destinos românticos. Há roteiros especiais com guias em português, para brasileiros. Procure seu agente de viagens ou peça informações pelo 3243-2001, em Curitiba.