Para acompanhar os quatro dias de carnaval é necessário que o corpo esteja saudável. Para isso, fazer uma boa alimentação e manter o corpo sempre hidratado é ideal para não ter imprevistos com a saúde durante a festa. Correr atrás de trio elétrico, desfilar em escola de samba e pular nos blocos de rua faz do carnaval quase uma maratona, sobrando pouco tempo para cuidar da saúde. Só que para aguentar os quatro dias de festa com disposição e sem imprevistos, o ideal é não descuidar da alimentação e se hidratar bastante. Os sucos de frutas são grandes companheiros da folia, já que hidratam e ainda alimentam e dão energia.

Segundo a nutricionista do Mixirica, alimentação equilibrada, Cinthia Julião, alguns cuidados são fundamentais para não acabar com a festa antes da hora. Algumas dicas são bem importantes, como evitar a ingestão de alimentos gordurosos, que dificultam a digestão, e manter o corpo bem hidratado. Segundo a nutricionista, além de muita água, água de coco e uma alimentação leve pelo menos 1 hora antes da folia, como por exemplo lanches naturais ou saladinha com grelhado, o suco de frutas naturais é um grande amigo para manter o corpo hidratado, além de proporcionar outros benefícios ao organismo.

Cinthia afirma que é importante o estômago estar sempre cheio, mas que optar por um suco natural entre uma refeição e outra é uma ótima opção para afastar o mal estar. Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas oferecem uma grande diversidade de sabores e texturas, podendo compor sucos bastante saudáveis para o corpo. A dica é misturar pelo menos duas frutas em um suco para que organismo absorva o maior número de nutrientes possíveis. A recomendação é fazer uma reposição de líquidos adequadamente para repor os minerais e vitaminas perdidos.

SALTO ALTO PODE CAUSAR LESÕES
Sambar bem e de salto alto não é para qualquer um. Que a dança fica mais bonita e graciosa também ninguém duvida, mas é importante ficar atento, pois os excessos podem provocar lesões inesperadas nos pés e nos joelhos. Segundo o ortopedista do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, Dr. Antonio Alexandre Faria, o uso do calçado com salto alto por muito tempo força a mudança da biomecânica dos membros inferiores. Dessa forma, dançar com esse tipo de acessório pode causar dores, principalmente na região anterior dos joelhos. As lesões, de acordo com o ortopedista, podem ser traumáticas como, por exemplo, entorses de tornozelo e joelho, quedas de solo etc. Contudo, também podem ser  atraumáticas como dor na região anterior dos joelhos, fascite plantar, sesamoidite, etc. As lesões atraumáticas são as que ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado, no caso o salto alto, afirma o médico.

Cada pessoa tem determinada sensibilidade ao calçado, por isso o tempo correto de uso é diferente para cada caso. O ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor, declara o especialista. Além disso, cada uma das lesões tem seu exame específico. Ao perceber, qualquer alteração ou desconforto, procure um especialista. Ninguém precisa deixar de usar salto neste carnaval, é um belo adereço e faz parte do figurino de muitas passistas. O ortopedista apenas recomenda ter cuidado para evitar quedas ao solo e torções. É bom evitar também os exageros. Se for sambar à noite com este tipo de calçado, evitá-lo durante o dia, finaliza.


O MAPA DE FRUTAS E DA FOLIA

Frutas vermelhas
Aposte em morango, amora, framboesa e cereja se quiser uma boa dose de antioxidantes em seu suco. Estas substâncias, abundantes nas frutas de coloração vermelha ajudam a combater os radicais livres, que são substância com poder oxidante, responsáveis pelo envelhecimento e mau funcionamento das células. O morango por exemplo, é também rico em vitamina C, A, E, B5 e B6 e minerais como o cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio contribuindo para a imunidade do organismo.

Acerola, laranja e cenoura
A acerola e a laranja são frutas muito ricas em vitamina C e minerais. As frutas cítricas, de uma forma geral, ajudam a manter a saúde do sistema imunológico, combatendo infecções e auxiliando na saúde dos ossos. A cenoura é rica em fibras e carotenoides, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, ela auxilia em um bronzeado mais rápido e a mantê-lo por mais tempo, pois contém antioxidantes e vitamina A, que ajudam a melhorar a qualidade da pele prevenindo a formação precoce de rugas e manchas.

Abacaxi com hortelã
A combinação clássica, além de muito refrescante, proporciona muitos benefícios ao corpo. O abacaxi é rico em vitaminas A, C e B1, ajudando a combater gripes e resfriados. Além disso, os sais minerais como fósforo, ferro, cálcio contidos na fruta ajudam o organismo a imunizar várias doenças. A hortelã vem com a função de potencializar as ações benéficas do suco, além de dar um frescor a bebida.

Melancia e maracujá
A melancia é uma grande fonte de água, ideal para manter o corpo sempre hidratado. A fruta possui vitamina A e C, ajudando a melhorar o sistema imunológico e a saúde dos olhos. Além disso, é rica em sódio, magnésio e potássio, que ajudam a manter o nível correto da água no organismo. Já o maracujá é um calmante natural, por ser rico em vitaminas do complexo B e C, importantes na regulação da saúde mental e emocional. Ele também atua como um bloqueador de gordura que ajuda a diminuir os índices de açúcar no sangue, previne a queda dos cabelos e auxilia no processo de cicatrização.