As 109 unidades de saúde da capital realizam os testes convencionais de HIV, que ficam pronto em até três dias. Além disso, o teste rápido, que disponibiliza o resultado em até 30 minutos, pode ser realizado no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no bairro São Francisco ou no trailer do programa A Hora é Agora (que fica nas sextas na praça Osório e sábados na praça Tiradentes). Também é possível requisitar o kit de exame pela interner (no site www.ahoraeagora.org), para realização em casa .

Curitiba firmou em 2014, durante reunião do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), em Paris, o compromisso de erradicar a epidemia de Aids nos próximos 15 anos, por meio de uma estratégia que estabelece que, até 2020, seja atingida a meta 90-90-90: que 90% das pessoas que vivem com HIV saibam que têm o vírus; 90% destas pessoas diagnosticadas estejam em tratamento; e 90% destes pacientes tratados tenham carga viral suprimida em seus organismos – situação em que, de acordo com estudos clínicos, as chances de transmissão de HIV se reduzem em 96%.

Para 2030, a meta é alcançar 95-95-95 nestes três indicadores. A capital paranaense foi escolhida para participar deste esforço internacional por suas ações inovadoras em saúde pública e, em especial, na resposta à aids.

Hoje, no Brasil, 78% dos portadores de HIV receberam o diagnóstico do vírus, 56% dos diagnosticados aderiram ao tratamento com medicamentos antirretrovirais e 75% destes conseguem manter a carga viral abaixo do nível detectado pelos exames. Não há dados regionalizados para Curitiba, mas estima-se que a cidade acompanhe os índices nacionais.