O Paraná Clube perdeu por 3 a 1 para o J.Malucelli, nessa quinta-feira (dia 12) à noite, na Vila Capanema, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o J.Malucelli lidera com dez pontos – um a mais que Londrina e Coritiba. O Paraná caiu para a 9ª colocação, com quatro pontos. Ou seja, é um dos quatro últimos. E os quatro piores da primeira fase – após 11 rodadas – disputarão o Torneio da Morte, que decidirá os dois rebaixados.

O jogo teve polêmicas com arbitragem e tensão em campo. O volante Ricardo Conceição saiu irritado, ao ser substituído no segundo tempo, e discutiu com torcedores. Ele apontou para alguns nas arquibancadas e pronunciou xingamentos. Depois, foi para o banco de reservas.

O Paraná volta a jogar dia 22, contra o Maringá, em Maringá.

O J.Malucelli é uma pedra no sapato do Paraná. Em 23 confrontos, a equipe do Parque Barigui venceu oito e empatou cinco. Contra esse adversário, que já foi chamado de Corinthians Paranaense e Malutrom, o Tricolor da Vila Capanema já somou dez vitórias.

O técnico do Paraná, Luciano Gusso, começou o jogo com a formação usada no segundo tempo contra o Atlético, ou seja, com Rodrigo Tosi como centroavante e Ricardinho na lateral-direita. Com isso, Netinho ficou no banco. O esquema tático foi o mesmo 4-1-4-1 usado desde o início, com Rossi como meia-atacante pela direita e Carlinhos pela esquerda. Ricardo Conceição e Lúcio Flávio eram os meis centralizados.

O primeiro tempo teve domínio do J.Malucelli, que chutou uma bola no travessão e criou outras cinco boas jogadas ofensivas. O Paraná tentou controlar o jogo, jogando avançado e procurando as pontas. No entanto, parou na forte marcação do adversário, que era quase perfeito taticamente e muito perigoso no contra-ataque.

No intervalo, o Paraná mudou, com a saída do atacante Carlinhos e a entrada do meia Leandro Vilela. O time melhorou no meio-campo e fez 1 a 0 aos seis minutos. Lúcio Flávio cruzou e Rodrigo Tosi marcou de cabeça.

Mas o J.Malucelli reagiu rápido. Aos 12, Netinho (ex-Atlético) bateu falta de longa distância, Marcos falhou e a bola entrou: 1 a 1. O time do Barigui virou aos 23 minutos, com pênalti polêmico. Bruno Batata (ex-Coritiba) caiu na área, ao dividir com Cleiton. O árbitro viu penalidade no lance. Bruno Batata bateu e fez 2 a 1.

Aos 25, o meia-atacante Maiquinho entrou no lugar do zagueiro Luiz Felipe. O volante Jean passou a jogar como zagueiro. E o Paraná partiu com tudo para o ataque.

O J.Malucelli fez 3 a 1 aos 28 minutos. Netinho bateu escanteio. Leandro Silva (ex-Paraná) cabeceou e fez. Aos 38, o Paraná teve gol anulado e também reclamou de pênalti em Leandro Vilela no mesmo lance.

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Boa jogada pela direita. Carlinhos sai na cara do gol e chuta, mas o goleiro abafa.
7 – Getterson chuta de fora da área. Marcos segura.
11 – Fabinho cruza. Getterson cabeceia para fora.
13 – Bruninho recebe na área e chuta cruzado, sobre o gol.
19 – Cleiton corta mal o cruzamento. Bruno Batata pega o rebote e chuta. Marcos salva. Getterson tenta de novo, mas a zaga tira.
25 – Netinho dá passe de bicicleta. Fabinho cruza. Bruno Batata, na cara do gol, chuta. Marcos espalma e a bola bate no travessão.
30 – Getterson invade a área, passa por dois e chuta sobre o gol.
38 – Lúcio Flávio bate escanteio. Dois zagueiros do Paraná caem na área e pedem pênalti. Lance polêmico.
44 – Bruno Batata recebe na área e chuta. Cleiton bloqueia.

Segundo tempo
2 – Falta de média distância. Lúcio Flávio bate no canto. O goleiro espalma.
6 – Gol do Paraná. Bruninho bate lateral. Lúcio Flávio cruza. Rodrigo Tosi cabeceia no canto.
9 – Leandro Vilela chuta de fora da área. A bola passa perto.
12 – Gol do J.Malucelli. Falta na direita. Netinho cruza com efeito. Ninguém desvia. Marcos só olha a bola bater no chão e entrar.
17 – Lúcio Flávio invade a área, dribla dois e chuta. A defesa tira.
22 – Bruno Batata divide com Cleiton na área e cai. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
23 – Gol do J.Malucelli. Bruno Batata bate no canto. Marcos não alcança.
24 – Leandro Vilela chuta de longe. O goleiro espalma.
27 – Getterson coloca Bruno Batata na cara do gol. Ele chuta para fora.
28 – Gol do J.Malucelli. Netinho bate escanteio. Leandro Silva cabeceia.
38 – Leandro Vilela cai na área ao dividir com Diego Alemão. O árbitro não marca pênalti. Na sequência, o Paraná marca o gol e o árbitro anula, por impedimento.

PARANÁ 1 x 3 J.MALUCELLI
Paraná: Marcos; Ricardinho, Cleiton, Luiz Felipe (Maiquinho) e Bruninho; Jean, Ricardo Conceição (Lucas Sotero), Lúcio Flávio, Rossi e Carlinhos (Leandro Vilela); Rodrigo Tosi (Paulo Henrique). Técnico: Luciano Gusso
J.Malucelli: Fabrício; Cristovam (Diego Alemão), Alex Fraga, Leandro Silva e Fabinho; Luiz Camargo, Fernando Gomes (Ronaldo Três), Wellington e Netinho; Getterson (Edu Amparo) e Bruno Batata. Técnico: Ary Marques
Gols: Rodrigo Tosi (6-2º), Netinho (12-2º), Bruno Batata (23-2º), Leandro Silva (28-2º),
Cartões amarelos: Fabinho, Bruno Batata (J). Carlinhos, Leandro Vilela (P).
Árbitro: Fábio Filipus
Local: Vila Capanema