A prefeitura do Rio confirmou para o dia 1º de março a inauguração do Túnel Rio 450, obra estrutural de revitalização da região portuária. O túnel vai operar em sentido único, do centro da cidade para a Rodoviária Novo Rio, e terá capacidade para 55 mil veículos por dia.

O Rio 450 é uma das três obras que substituirão o antigo Elevado da Perimetral, demolido entre 2013 e 2014, que, durante anos, foi a principal via de ligação entre o centro e as zonas norte e oeste da cidade. Juntos, os três túneis têm 3,5 quilômetros e formam a Via Binário do Porto.

O diretor de Operações da prefeitura, Joaquim Dinis, disse que, por enquanto, o novo túnel deve piorar o trânsito e pediu o apoio da população para um momento difícil. Mesmo com a liberação do túnel, que trará algum benefício para quem está no fim da Primeiro de Março, não teremos melhora, porque o projeto ainda não está completamente implantado. Pedimos a colaboração da população para este momento difícil.

De acordo com Dinis, depois de concluído, o projeto servirá para retirar a grande maioria das linhas de ônibus da região central, porque a circulação nessa área será feita pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo ele, com a interdição da Avenida Rodrigues Alves, será possível avançar nas obras de implantação do VLT e na construção do novo Passeio Público na frente marítima. A avenida, no centro do Rio, será fechada totalmente após a inauguração do túnel. Além disso, o trânsito na Avenida Rio Branco voltará a operar no sentido da Presidente Vargas ,a partir da Praça Mauá.