FELIPE DE OLIVEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ – A Secretaria Municipal de Turismo do Rio informou neste domingo (22) que 977 mil turistas circularam pelas ruas da cidade durante o Carnaval deste ano, gerando uma renda de US$ 782 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões).
De acordo com o órgão, no período de 30 dias, incluindo o pré-Carnaval, 4,5 milhões de pessoas participaram dos desfiles nos blocos pela cidade –o recordista, como de praxe, foi o Cordão da Bola Preta, que atraiu um milhão de pessoas no sábado de Carnaval (14).
O Monobloco, que fechou os festejos neste domingo (22), foi o segundo com mais público, estimado em 500 mil foliões.
Ainda segundo a secretaria, o setor de hotelaria registrou ocupação média de 83,79%, um aumento de seis pontos percentuais em relação ao ano passado. O maior índice foi registrado na zona sul, nos bairros de Ipanema e Leblon, seguidos de Copacabana e Leme.
A Barra da Tijuca, na zona oeste, surpreendeu, com 77% de ocupação, um incremento de quase dez pontos no comparativo com o ano passado.
Já o setor de albergues, que pela primeira vez tem um levantamento realizado, registrou 92% de ocupação. A cidade conta atualmente com 217 estabelecimentos com esse perfil.
A atracação de dez navios de cruzeiros também foi responsável pela chegada de 26 mil visitantes.
De acordo com o secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, os números revelam a importância do carnaval para a cidade.
“A hotelaria ter batido o índice do ano passado, mesmo com um crescimento superior a 10% na oferta de quartos neste período, é um excelente indicativo do sucesso do evento e ratifica a importância do carnaval para o turismo e para a economia no Rio”, disse Mello.
Confira abaixo os dados divulgados pela Riotur:
NÚMEROS GERAIS DO TURISMO NO CARNAVAL DO RIO
• TURISTAS: 977 mil
• RENDA: US$ 782 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões)
• HOTELARIA: a ocupação média ficou em torno de 83,79%, seis pontos percentuais acima do índice registrado no ano passado; o maior índice foi registrado nos bairros de Ipanema e Leblon (92%), seguidos de Copacabana/Leme (85,34%), Flamengo/Botafogo (83,10%) e Centro (82,25%)
• ALBERGUES: ocupação em torno de 92% nos 217 estabelecimentos com este perfil.
• NAVIOS: 20 mil pessoas chegaram em sete navios no domingo (15), e 6 mil pessoas em três navios no sábado (14)
• ATENDIMENTO AO TURISTA: 18.605 atendimentos realizados por 113 atendentes distribuídos nos 15 postos de informação fixos da cidade. O total de público atendido foi de 15.117 estrangeiros e 3.488 brasileiros
• BLOCOS: 4.793.500 pessoas pularam Carnaval nos blocos da cidade; maiores públicos: Bola Preta (1 milhão), Monobloco (500 mil), Bloco da Preta (350 mil), Sargento Pimenta (180 mil), Simpatia É Quase Amor (170 mil), Banda de Ipanema (100 mil) e Orquestra Voadora (100 mil)
• OUTROS PALCOS:
150 mil foliões nos 16 bailes populares
55 mil nos nove dias de shows no Terreirão do Samba
75 mil nos desfiles da Av. Intendente Magalhães
30 mil nos desfiles da Av. Graça Aranha
20 mil no Baile da Cinelândia
40 mil no Rio Marchinhas na Lapa

SAMBÓDROMO
VENDA DE INGRESSOS
– Média de 94% nos quatro dias de desfile
ATENDIMENTO AO TURISTA
– 3 postos temporários no Sambódromo com três atendentes em cada. Total de atendimentos: 1.455
– 60 agentes nos acessos
– 21.005 atendimentos pelos agentes de informações
– Principais dúvidas: como acessar setores e banheiros, e esquema de saída; além disso, muitos pedidos de auxílio na tradução em roletas e alimentação

IMPRENSA
– Nacional: 1.288 profissionais de 228 veículos de 14 Estados do Brasil
– Internacional: 362 profissionais de 142 veículos de 29 países, com destaque para EUA, França e Japão