SÃO PAULO, SP – Um trabalho rotineiro de conservação feito pela Barnes Foundation, instituição localizada na Filadélfia (EUA) que detém um dos principais acervos de arte impressionista e pré-modernista do mundo, revelou dois esboços inéditos do pintor francês Paul Cézanne (1839-1906) escondidos atrás de duas aquarelas.
A informação foi divulgada pela fundação na última sexta-feira (20). As obras serão exibidas na Barnes Foundation de 10 de abril a 18 de maio, em molduras que permitirão ao público visualizar os dois lados do papel.
É a primeira vez que esses desenhos são vistos desde o início do século 20, quando Albert Barnes, patrono da coleção, adquiriu as aquarelas “The Chaine de l’Etoile Mountains” e “Trees” em que eles estavam escondidos.
“Esses rascunhos abrem uma janela para o processo de criação artística de Cézanne, é algo incalculável”, afirmou Barbara Buckley, diretora de conservação da instituição, em comunicado divulgado pela Barnes Foundation.
Desenhar nos dois lados do papel era um hábito do pintor. Ao longo da carreira, Cézanne produziu milhares de desenhos como os que foram descobertos agora. Na maioria das vezes, os esboços eram parte do trabalho de estudo de linha e cor do artista.