O clima para o clássico era de paz. Durante a semana, as diretorias do Atlético e do Coritiba promoveram uma entrevista coletiva conjunta, que marcou a reaproximação entre os clubes. Dentro de campo, porém, os donos da casa não tiveram dó da molecada do Furacão. Com uma atuação consistente do time e gols de Rafhael Lucas e Alan Santos, o Coxa conseguiu uma vitória por 2 a 0 no atletiba de número 362, o primeiro do ano de 2015.


Com o resultado, o Coritiba chega ao seungo lugar no Campeonato Paranaense. Em cinco rodadas, o time soma 12 pontos, um a menos que o líder J. Malucelli. Na próxima rodada, o adversário será o Prudentópolis, no Estádio Newton Agibert. Já o Atlético sub-23 estaciona nos sete pontos e cai do 5º para o 8º lugar, apenas um ponto a frente do Foz do Iguaçu, 9º e adversário da próxima rodada, na quinta-feira, na Arena da Baixada.

O Jogo

Após perder na última rodada para o Foz por 2 a 0, o Coritiba entrou em campo no Couto Pereira com uma nova cara. Lesionado, Rosinei ficou de fora, assim como Pedro Ken e Mazinho, que perderam a vaga no time titular. Welinton, Alan Santos e Wellington Paulista foram os substitutos. Com isso, Marquinhos Santos mexeu na formação do time, que entrou em campo no 3-5-2. Já no Furacão, a principal mudança promovida por Marcelo Vilhena foi a entrada do volante Guilherme Batata no lugar do meia Zé Paulo, o que d eixou o meio de campo rubro-negro mais pegado.

Para o Coritiba, as mudanças deram certo. Negueba mostrou qualidade como armador, Carlinhos teve maior liberdade para atacar e Rafhael Lucas e Wellington Paulista provaram que podem jogar juntos. Com isso, o Atlético, que perdeu qualidade na saída de bola com a entrada de um volante, virou presa fácil para o adversário, que sabia aguardar para agredir no contra-ataque (ou em um lance de bola parada.

Com mais experiência e um time mais bem armado em campo, o Coritiba criou duas boas chances em cinco minutos, com Alan Santos e Wellington Paulista. O primeiro gol veio aos nove minutos, com Rafhael Lucas aproveitando ótima assistência de Carlinhos. E o que já era bom para o Coxa ficou ainda melhor dez minutos depois, quando o ex-atleticano João Paulo mostou que também sabe servir os campanheiros em cobrança de falta perfeita para o cabeceio de Leandro Almeida. Macanhan defender, mas no rebote Alan Santos não perdoou – segundo gol do volante pelo time do Alto da Glória, o segundo em que ele mostra oportunismo para aproveitar o rebote dentro da área.

Na saída para o intervalo, o Coritiba mostrava fome de bola. Cabia mais. Temos que ter paciência para chegar ao gol. Já o Atlético ainda tentava se encontrar. E para tentar mudar a cara do jogo, Marcelo Vilhena sacou Guilherme Batata e promoveu a entrada de Bruno Mota. O time avançou, mas também deixou maiores espaços para o adversário aproveitar no meio de campo e na defesa. Foi assim que Rafhael Lucas chegou ao terceiro gol, que foi anulado erroneamente pela arbitragem, que viu impedimento de Wellington Paulista no lance.

Mas não foi só a arbitragem que salvou o Atlético de levar uma goleada. O goleiro Lucas Macanhan também saiu do Couto Pereira como um herói. Por duas vezes parou Mazinho, que havia saído na cara do gol. Também evitou que Rafhael Lucas, por cobertura, marcasse mais um. Já do outro lado, Vaná, que havia falhado na derrota contra o Foz do Iguaçu, na última rodada, fez grande defesa em cabeceio de Pedro Paulo e em cobrança de falta de Marmentini, dando esperanças de que ainda pode ser ele o substituto de Vanderlei.