O potencial turístico do Paraná e os principais atrativos do Estado serão promovidos no 21º Salão Paranaense de Turismo, que acontecerá de 5 a 7 de março, em Curitiba. Além de participar de uma série de eventos que fazem parte da programação do salão, a Paraná Turismo também promoverá a exposição intitulada 100 Anos de Turismo, que tem como marco inicial a visita de Santos Dumont às Cataratas do Iguaçu.

O 21º Salão Paranaense de Turismo é uma etapa fundamental do calendário e a Paraná Turismo participará ativamente, difundindo a política do Estado para o setor e transmitindo o seu apoio a todas as regiões turísticas do Paraná, disse Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo.

A 11ª edição da Mostra das Regiões Turísticas do Paraná acontecerá em 6 e 7 de março dentro do 21º Salão Paranaense de Turismo. Coordenada pela Paraná Turismo, proporcionará ao visitante uma experiência diferenciada com gastronomia típica, artesanatos, roteiros emergentes e outros atrativos das 14 Regiões Turísticas do Estado.

O principal objetivo é apresentar as particularidades das Regiões Turísticas, além de fortalecer o turismo no Estado do Paraná. Este ano estarão representadas as regiões dos Campos Gerais, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Estradas e Caminhos, Lagos e Colinas, Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Roteiros da Comcam, Terra dos Pinheirais e Vales do Iguaçu.

CENTENÁRIO – A Paraná Turismo também promoverá uma Exposição intitulada 100 Anos de Turismo, antecipando-se à comemoração do centenário do turismo estadual. Os principais temas abordados serão o resgate da memória do desenvolvimento turístico local, tendo como marco inicial a visita de Santos Dumont às Cataratas do Iguaçu, em 1916 e o novo Plano Estadual de Turismo, com implantação prevista a partir de 2016.

PROGRAMAÇÃO – A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, por meio da Paraná Turismo, promoverá uma série de eventos no 21º Salão Paranaense de Turismo, entre eles o Encontro Estadual com Secretários, Dirigentes e Interlocutores Municipais de Turismo, em 5 de março, das 13h às 19h, com a presença do secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, que falará sobre o Turismo Paraná 2015-2018, que concentra um conjunto de ações para fomentar o setor no Estado no período. Serão tratados também temas como Regionalização e Marketing.

Em 6 de março será realizada a Reunião das Instâncias de Governança Regionais, com o intuito de fortalecer as ações das Instâncias. A pauta inclui itens como a Categorização e Marketing, com participação de Jacó Gimennes e da diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra.

O SALÃO – O Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) reunirá profissionais do setor de diversos estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de representantes de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Serão mais de 80 expositores, movimentando cerca de 5 mil pessoas que visitam anualmente a feira e conferem as últimas novidades do turismo. O evento permite a promoção de negócios e consolidação de antigas parcerias entre agentes de viagens e expositores.

Dos expositores que participaram da última edição do São Paranaense de Turismo, 90% consideraram o evento bom para a manutenção dos contatos profissionais, 83% gostaram da qualidade do público da edição de 2014, 78% consideraram boa a representatividade do evento e 81% avaliaram o Salão como bom para novos contatos.

Referência para o setor, o evento acontecerá de 5 a 7 de março, no Expo Unimed, em Curitiba.