A dançarina Heliana Thiesen, de 19 anos, foi impedida de entrar em um trem em Porto Alegre por causa da roupa que usava. Segundo informações do portal EGO, a gaúcha deixava a casa do namorado na segunda-feira (16 de fevereiro), após ter pulado o Carnaval, quando viveu o drama.

Moradora de Estância Velha, Heliana vestia um top de renda e uma calça legging quando comprou um bilhete de trem na Estação Rodoviária. Ela desceria na estação Novo Hamburgo, mas ao descer as escadas e tentar passar pela catraca, foi abordada por um funcionário, que a impediu de entrar no vagão. Ele disse que eu estava usando um sutiã e eu falei: ‘Mas isso não é uma roupa íntima, é um top que uso sempre’. Mas ele falou que se eu não trocasse, não entraria”, conta a jovem.

Heliana ainda tentou argumentar, mais em vão. Desesperado, ligou aos prantos para o namorado, que chegou no local com a polícia e a imprensa. A joem, porém, só conseguiu embarcar após o funcionário que a havia barrado desaparecer e um segundo funcionário permitir que ela embarcasse.

Após a situação humilhante, a jovem resolveu fazer um teste no dia seguinte e novamente tentou embarcar no ônibus vestindo a polêmica roupa. Foi barrada novamente – um funcionário, inclusive, disse que a TrensUrb daria uma camiseta para a garota, caso ela quisesse entrar no trem. Ela, então, prestou queixa na delegacia de Instância Velha e agora cogita processar a empresa esponsável por administrar os trens no Rio Grande do Sul.