Entra em cartaz dia 3 de março no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná a exposição Mundos Novos Ilustrados, as ilustrações dos livros de viagem científica do século XVIII. A mostra tem 8 painéis, cada um deles traz um tema, como mapas, navegação, flora, fauna, nativos, contatos, exploradores e livros e ilustradores. Além disso, também há um aparelho de TV, onde serão exibidos vídeos feitos pelos alunos. Mundos Novos Ilustrados tem curadoria de Magnus Pereira e Rodrigo Tavares, assessoria de design de Lai Pereira e participação dos alunos do curso de História, Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A entrada é franca.

Mundos Novos Ilustrados é uma exposição inédita e uma das palavras do título ajuda a entender a proposta. O ‘ilustrados’ pode se referir à ilustração como desenho, mas também à Ilustração, ao Iluminismo do século XVIII, diz Rodrigo Tavares. Todas as imagens utilizadas na mostra estão em domínio público e, em breve, estarão disponíveis no Facebook, www.facebook.com/exposicao.viajantes. Embora acessível pela internet, não há, no Brasil ou no exterior, um site que reúna todas as imagens presentes nesses livros de viagem. É um material extremamente valioso para os historiadores como forma de estudo dos diversos hábitos, costumes e ideologias, tanto dos retratados como dos que retratam, explica Magnus Pereira.

A ideia de fazer a exposição surgiu durante o primeiro semestre de 2014 em conversas entre os professores do curso de História, Memória e Imagem da UFPR Magnus Pereira e Rodrigo Tavares. Concordamos, então, em unir nossas duas disciplinas para desenvolver a exposição em conjunto com os alunos durante todo o ano letivo. Posteriormente, fonte, opções, temas e escolhas foram objeto de debate com os estudantes, comenta Tavares. A exposição segue em cartaz até 4 de maio.

Serviço

Mundos Novos Ilustrados, as ilustrações dos livros de viagem científica do século XVIII

Exposição com curadoria de Magnus Pereira e Rodrigo Tavares, assessoria de design de Lai Pereira e participação dos alunos do curso de História, Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

De 3 de março a 4 de maio de 2014

Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 — Curitiba/PR)

De segunda à sexta, das 8h30 às 20h

Sábado, das 8h30 às 13h

Entrada franca

Mais informações (41) 3221-4917