Três mil e quinhentos atletas participam, neste domingo (01), da nona edição da Corrida de Revezamento Entre Parques, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A largada está marcada para as 8 horas, no Bosque do Papa, ao lado do Museu do Oscar Niemeyer (MON).

Os kits para a corrida podem ser retirados nesta sexta-feira (27), das 10h às 20 horas, e no sábado (28), das 9h às 16 horas, no departamento de Esporte da Smelj, localizado na Rua Solimões, 160, no bairro São Francisco. Não serão entregues kits no dia da corrida.

Neste ano, a corrida terá uma novidade, com a realização da 1ª prova 25 K Curitiba, na qual os atletas não participam do revezamento e percorrem individualmente os 25 quilômetros do percurso. Estão inscritos para esta prova 600 corredores.

Decidimos criar esta modalidade para atender aos pedidos de alguns corredores mais experientes, que queriam disputar uma prova com distância um pouco maior e com mais dificuldade, diz Luiz Otávio Batista, coordenador de corridas e ciclismo da Smelj.

A Corrida de Revezamento entre Parques tem 25 quilômetros, passando por cinco dos principais parques da cidade: Bosque João Paulo II (Centro Cívico), Parque São Lourenço (São Lourenço), Parque Tanguá (Taboão/Pilarzinho), Parque Tingui (São João) e Parque Barigui (Bigorrilho/Mercês). A chegada do 1º colocado, no Parque Barigui, está prevista para as 9h30. O último colocado deve cruzar a linha de chegada até as 11 horas.

Em seu nono ano, o evento é uma tradição na cidade e tem atraído um número cada vez maior de atletas. Neste ano, as 3,5 mil inscrições disponíveis foram preenchidas cinco dias antes do prazo previsto.

É uma prova importante, que envolve no mínimo 5 mil pessoas, se contarmos o pessoal de apoio e expectadores. Ela é atraente, pois permite que atletas de diferentes níveis participem. Além disso, incentiva o turismo, pois passa pelos principais parques da cidade, diz o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior.

Premiação

A prova de revezamento será disputa por equipes, nas seguintes modalidades: quarteto misto, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista.

Serão premiadas com medalhas de participação todas as equipes que concluírem a prova dentro do tempo máximo previsto de 3 horas. Por classificação receberão um troféu as equipes classificadas do 1º ao 3º lugar, em cada categoria. Os atletas destas equipes receberão medalhas, correspondentes à posição de chegada.

Recebe um troféu de campeã geral da prova a equipe que cruzar a linha de chegada por primeiro, independente da categoria.

A cerimônia de premiação oficial às equipes vencedoras ocorrerá no Parque Barigui, cerca de 30 minutos após o final da corrida.

 

Corrida de Revezamento Entre Parques – 9.ª edição

Data: 01/03 – domingo

Horário da Largada: 8 horas

Local: Bosque do Papa

Endereço: Rua Manoel Eufrásio, ao lado do Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico.

Percurso: Bosque do Papa, Parque São Lourenço, Parque Tingui, Parque Tanguá, Parque Barigui.