SÃO PAULO, SP – As tempestades de neve que atingem nos últimos dias o norte do Afeganistão provocaram avalanches que já deixaram mais de 200 mortos em três províncias. O número deverá aumentar devido às dificuldades no resgate às vítimas.
As autoridades locais informaram nesta quinta-feira (26) que a área mais afetada foi a província de Panjshir, no nordeste do país. Na região, as equipes de resgate contam com poucas máquinas para retirar a neve das casas destruídas.
A maioria dos 300 socorristas usa pás e até as próprias mãos para tentar encontrar os corpos. O vice-governador da província, Abdul Khabear Bakhshi, pediu apoio ao governo central para tentar agilizar o resgate.
Na província vizinha de Badakhshan, pelo menos 27 pessoas morreram também soterradas pelas avalanches em povoados montanhosos. Em Mandol, socorristas ainda tentam tirar 14 pessoas soterradas há três dias, embora não haja mais esperança de que elas estejam vivas.
As avalanches e tempestades de neve são frequentes no Afeganistão e causam a cada ano a morte de dezenas de pessoas. Em 2010, uma avalanche na passagem de Salang deixou 160 mortos.
Em março de 2012, cerca de 50 pessoas morreram e 145 desapareceram, levadas pela tempestade em Badakhshan. Apesar dos milhões de dólares em ajuda internacional depositados a cada ano, este Estado montanhoso, devastado por 35 anos de conflitos, continua a ser um dos países mais pobres do mundo.