Com visual exclusivo e conteúdo diferenciado, o Fox Pepper tem apelo esportivo e jovial, evidenciado pelo próprio nome, pimenta, em inglês. Com conteúdo de série baseado no do Novo Fox Highline, o Novo Fox Pepper traz uma série de recursos de tecnologia e segurança, como Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e o controle de tração (TC e ASR). Além disso, o modelo é equipado com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv, da família EA211, com quatro válvulas por cilindro, e com a nova transmissão manual de seis marchas.

O modelo inclui uma série de detalhes exclusivos, como  grade dianteira do tipo colméia como no Golf GTI, faróis com lentes escurecidas, rodas diamantadas com acabamento preto brilhante, dupla saída de escapamento, proteções emborrachadas nos para-lamas, defletores de ar laterais, entre outros itens.  No interior, as saídas de ar tem aros pintados de vermelho e o volante é revestido em couro com costuras na cor vermelha. Os bancos também são exclusivos, forrados em couro sintético na cor cinza Palladium. O teto do modelo é pintado de preto, e seu parachoque dianteiro é diferenciado. Os espelhos laterais são pintados de vermelho nos carros branco, preto e prata, e nos carros vermelhos eles são pintados de preto.
No painel do Fox Pepper existe o rádio navegador RNS315, segundo a marca sendo o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. É uma central multimídia com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, Bluetooth, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.