20h35O Atlético Paranaense escalou o time principal pela primeira vez no Campeonato Paranaense de 2015. Mas perdeu. O Foz venceu por 1 a 0, nessa quinta-feira (dia 26) à noite, na Arena da Baixada. Com o resultado, o time da capital caiu para a 9ª colocação, com sete pontos. Se a primeira fase terminasse hoje, disputaria o Torneio da Morte – os quatro últimos jogarão um quadrangular para definir dois rebaixados.

O Foz, que já havia vencido o Coritiba na quarta rodada, subiu para a 5ª colocação, com nove pontos. O time do Interior é adversário político do Atlético nas eleições da Federação Paranaense de Futebol. A equipe da capital apoia a oposição, liderada por Ricardo Gomyde. Por conta da rivalidade, o Atlético retirou cinco jogadores que estavam emprestados para o Foz, por retaliação política.

Outra atração do jogo foi o teto da Arena, que estava fechado, mas ainda não totalmente completo. Com isso, parte do gramado ficou exposto à chuva. O teto retrátil estará totalmente completo no final de março.

No fim do jogo, a torcida do Atlético protestou com gritos de vergonha e time titular é pior que o juvenil.

Após o jogo, o goleiro Edson Bastos, 35 anos, do Foz, desabafou. Falaram que o Foz ia pagar o pato. Que seria de quatro ou cinco. Foram infelizes, declarou o jogador, ex-Coritiba.

Claudinei não contava com Cleberson e Douglas Coutinho, lesionados. O Foz não tinha 12 jogadores, entre eles, ícones do Campeonato Paranaense, como Safira (31 anos), Negreiros (34, ex-Coritiba), Thiago Henrique (33, ex-Atlético-PR), Baiano (32, artilheiro do estadual de 2012) e Renatinho (23, ex-Atlético-PR).

O Atlético controlou o jogo no primeiro tempo, mas ficou muito preso na marcação adversária. No aspecto defensivo, faltou aplicação. O Foz mostrou novamente uma equipe muita organizada e com uma garra fora do comum. A equipe do Interior só criou uma chance no primeiro tempo. E aproveitou. Aos 28 minutos, Travassos bateu escanteio e Wesley, 22 anos, revelado na base do Coritiba, marcou de cabeça: 1 a 0. Rafael Zuchi falhou no lance.

A arma do Atlético que melhor funcionou no primeiro tempo foi Natanael, que levou perigo com cruzamentos e arrancadas. O restante da equipe ficou devendo.

Aos 15, Claudinei tirou o volante Paulinho Dias e atacante Dellatorre. E colocou o meia Nathan e o meia-atacante Marcos Guilherme. Aos 26, o treinador trocou de meias. Tirou Bady e colocou Nikão, que finalmente estreou pelo clube.

As mudanças pouco adiantaram. Apenas Nathan mostrou serviço e criou boas chances. O Foz também teve oportunidades para ampliar, em dois contra-ataques perigosos.

No geral, o Atlético jogou mal e abusou demais dos cruzamentos. Somente Nathan, Natanael e Weverton tiveram desempenho razoável. Os demais ficaram devendo.

ATLÉTICO-PR 0x1 FOZ
Atlético: Weverton; Daniel Borges, Gustavo, Rafael Zuchi e Natanael; Deivid, Paulinho Dias (Nathan) e Bady (Nikão); Dellatorre (Marcos Guilherme), Cléo e Edigar Junio. Técnico: Claudinei Oliveira
Foz: Edson Bastos; Travassos, Leandro Silva, Wesley e Carlão; Maranhão (Bahia), Perini, Cícero e Léo; Lucão (Eduardinho) e Ícaro (Quirino). Técnico: Edson Borges
Gols: Wesley (28-1º)
Cartões amarelos: Maranhão, Edson Bastos, Lucão, Wesley, Léo (F). Dellatorre, Gustavo, Paulinho Dias, Nathan (A).
Árbitro: Leandro Barros Nunes
Público: 9.702 total
Renda: R$ 97.330,00
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Dellatorre faz jogada individual e chuta de fora da área. O goleiro segura.
13 – Natanael bate escanteio. Cléo cabeceia sobre o gol.
28 – Gol do Foz. Travassos bate escanteio. Wesley sobe nas costas de Zuchi, cabeceia e marca.
30 – Natanael cruza rasteiro. Edson Bastos se atrapalha. Cléo quase aproveita, mas o goleiro se recupera e defende.
43 – Deivid arrisca do bico da área. O goleiro rebate.
44 – Daniel Borges cobra lateral e manda para a área. Dellatorre tenta de bicicleta, mas o chute sai fraco. O goleiro segura.

Segundo tempo
4 – Bahia chuta de longe. A bola vai sobre o gol.
16 – Depois de escanteio, Nathan pega a sobra e chuta. A zaga tira.
21 – Rafael Zuchi fura e Lucão sai na cara do gol. Mas o atacante chuta para fora.
32 – Nathan coloca Marcos Guilherme na cara do gol. Ele chuta. A zaga tira. Nikão pega o rebote e chuta. A bola desvia e sai.
42 – Contra-ataque. Eduardinho invade a área e chuta cruzado. Weverton salva.
48 – Nathan cruza rasteiro. Cléo tenta de letra. A bola vai para fora.