PRISCILA VANTI
PINDAMONHANGABA, SP – Durante evento em Pindamonhangaba (a 156 km de São Paulo), sua cidade natal, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), evitou fazer críticas ao recuo da bancada petista na Câmara Municipal, que desistiu de apoiar o projeto que institui multa de R$ 1.000 para quem desperdiçar água.
“Essa é uma questão do município, da Câmara Municipal”, afirmou Alckmin na tarde dessa sexta-feira (27).
O governador disse que a multa não visa a arrecadação, mas o estímulo para a economia. “A população está dando um exemplo de participação. Se todo mundo economizar, evitar o desperdício, usar racionalmente a água, vamos atravessar o período seco sem necessidade de rodízio”, disse.
“Estamos indo bem [em relação à crise] porque os reservatórios estão subindo e as obras estão estritamente dentro do cronograma”, completou.
Para parlamentares da base aliada do prefeito Fernando Haddad (PT), com a multa, cuja fiscalização e aplicação caberiam à prefeitura, a grave crise hídrica poderia afetar a imagem do prefeito, pré-candidato à reeleição no próximo ano.
O projeto em tramitação na Câmara Municipal da capital paulista prevê multa para flagrantes de desperdício, como lavar a calçada com água tratada. O texto é de autoria de vereadores, mas somente entrou na pauta de votação após pedido do governo para que prefeituras da Grande São Paulo colaborassem na caça aos “gastões” de água.
O projeto, antes de seguir para sanção ou veto de Haddad, precisa ser aprovado em dois turnos na Câmara. São necessários 28 votos dos 55 vereadores. A oposição é composta por 14 parlamentares.
EVENTOS
O governador cumpriu agendas positivas no Vale do Paraíba nesta sexta-feira.
Em Taubaté, entregou leitos no Hospital Universitário da cidade e assinou repasse de verbas para Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) da região.
Já em Pindamonhangaba, inaugurou as obras de duplicação da avenida Manoel César Ribeiro.
Ainda na região, em Potim, entregou 38 veículos para a Polícia Civil do Vale do Paraíba e do litoral norte.