SÃO PAULO, SP – A chefe da delegação dos Estados Unidas para as negociações para a reaproximação com Cuba, Roberta Jacobson, afirmou nesta sexta-feira (27) que as embaixadas de ambos os países em Havana e em Washington podem ser abertas antes da Cúpula das Américas, em abril.
“Acho que podemos conseguir este feito em tempo para a Cúpula das Américas” disse Jacobson a jornalistas, após uma sessão de negociação com autoridades cubanas em Washington.
A afirmação demonstra otimismo em relação ao processo histórico de reaproximação entre Cuba e os EUA, após o anúncio feito por Barack Obama e por Raúl Castro em dezembro.
PENDÊNCIAS
Alguns temas ainda continuam pendentes na pauta das negociações para a reaproximação entre os dois países. Um deles é a exigência de Cuba de que o país seja retirado da lista americana de países que apoiam o terrorismo.
Os EUA demonstraram estar “trabalhando duramente” para atender a demanda cubana. “Podemos adotar [a medida] a tempo para a Cúpula das Américas”, afirmou Jacobson.
Por sua vez, Cuba demonstrou não condicionar a reaproximação com os EUA a essa demanda. “Não estabelecemos relações entre a reabertura de embaixadas e a eliminação [de Cuba] da lista de patrocinadores do terrorismo”, afirmou a diretora-geral para os EUA da chancelaria de Cuba, Josefina Vidal.
Os EUA consideram Cuba um país patrocinador do terrorismo desde 1982 por entender que o regime da ilha deu suporte a grupos como o separatista ETA, basco, e as FARC, colombianas.