SÃO PAULO, SP – Os sistemas operacionais do Google e da Apple aumentaram ainda mais seu domínio sobre o mercado de smartphones em 2014.
Segundo relatório da firma de pesquisas IDC, de todos os celulares inteligentes vendidos no ano passado, 96,3% vinham com Android ou o iOS. Em 2013, os dois correspondiam a 93,8% do mercado.
‘Agora que a Apple entrou no mercado de ’phablets’ [smartphones gigantes], há poucas novas oportunidades para a empresa aproveitar‘, disse Ramon Llamas, diretor de pesquisas da equipe de celulares da IDC.
‘Enquanto isso, a Samsung teve um crescimento murcho em 2014, forçando o Android a confiar mais fortemente em fabricantes menores para aumentar suas vendas.‘
Ambos os sistemas tiveram crescimento no volume de vendas, mas, enquanto a participação de mercado do Android subiu de 78,7% para 81,5% em um ano, a do iOS teve uma ligeira queda, de 15,1% para 14,8% no mesmo período.
Não só isso: de acordo com o relatório, as vendas de smartphones com Android, que ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades em 2014, também superaram as vendas totais de smartphones em 2013.
O Windows Phone ficou em terceiro lugar no ranking, com crescimento de apenas 4,2% em um ano, bem abaixo da média geral (27,7%).