A International Board, órgão responsável pelas regras do futebol, divulgou neste sábado (28) o resultado do seu congresso de 2015. Dentre as medidas adotadas, a entidade manteve o veto ao uso de vídeo para ajudar nas decisões da arbitragem e rejeitou a proposta de criar uma quarta substituição.

O uso de replays para ajudar a arbitragem em lances polêmicos era uma das plataformas defendidas pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, que tentará a reeleição ao cargo. A entidade máxima do futebol também propôs a criação da quarta substituição em jogos que vão para a prorrogação. O objetivo seria fazer com que mais jogadores tivessem melhores condições físicas no tempo extra, já que normalmente os atletas em campo estão desgastados fisicamente e não conseguem evitar que o confronto seja decidido nos pênaltis.

A Fifa, porém, não conseguiu driblar a postura mais conservadora dos membros da International Board. Para alterar qualquer regra no futebol, são necessários seis dos oito votos do colegiado. Federações da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales contam com um voto cada, enquanto a Fifa detém os outros quatro.