O Conselho Munipal dos Direitos da Mulher de Curtiba realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira (27) quando elegeu a direção executiva para o primeiro mandado. O Conselho elegeu, para presidência, a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro; tendo como vice-presidente Elza Maria Campos, da Unibrasil, e como secretária-geral, Anaterra Viana, do Fórum Popular de Mulheres.

Nesta primeira reunião ficou definido que as reuniões ordinárias acontecerão a cada dois meses com pauta preparada pela direção executiva encarregada, também, de apresentar o planejamento anual, calendário de atividades e proposta de trabalho. O conselho também será organizado em comissões temáticas, conforme os eixos da política nacional voltada para a defesa dos direitos das mulheres, entre estes a saúde integral, a educação para a igualdade, a autonomia econômica e o enfrentamento da violência contra as mulheres.

Nessa reunião de instalação, as conselheiras aprovaram o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Curitiba. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba tem caráter deliberativo sobre as políticas públicas para mulheres na cidade e é formado majoritariamente por representantes da sociedade civil (60%).