Conforme foi combinado na última semana, a Prefeitura de Araucária, mais uma vez, recebeu representantes do Movimento em defesa do transporte público em Araucária para aprofundar as discussões relacionadas às mudanças provocadas pela desintegração do transporte metropolitano. O encontro foi na manhã de sexta-feira (27) no Paço Municipal e coordenado pelo secretário de Governo, Ronaldo Martins. A Prefeitura tem se mostrado aberta a ouvir os manifestantes e, na medida do possível, tentar minimizar os impactos da decisão tomada pela Comec, que desintegrou as linhas da cidade com a Rede Integrada de Transporte (RIT) metropolitana. Uma das ações em estudo para minimizar o prejuízo do usuário de Araucária é a isenção da tarifa para estudantes.

Logo no início da reunião, foram destacadas as ações que a Prefeitura vem tomando para minimizar os transtornos causados pela desintegração. Em sua fala, o presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC), Sandro Martins, mais uma vez, lembrou aos presentes que o município foi apenas informado da decisão da Comec e não consultado e que a desintegração começou em Araucária porque aqui as linhas eram 100% integradas. Os manifestantes já deixaram claro que entendem que a decisão partiu da Comec e pedem a ajuda da Prefeitura para buscar uma solução.

Para minimizar os efeitos da desintegração, o prefeito Olizandro já havia determinado a redução do preço da passagem do Triar para R$ 2,50 no cartão CMTC. Agora, a Prefeitura autorizou, por meio de um decreto, que o mesmo preço [R$ 2,50] seja aplicado para compra em dinheiro no período de 30 dias a partir da próxima terça-feira (3). Este prazo de 30 dias é essencial para que a CMTC consiga avaliar como fica a receita do Triar com o sistema desintegrado para, então, estudar medidas que possam beneficiar a população local. Melhorias, como a isenção de tarifa para estudantes no município, estão sendo estudadas, mas precisam das informações que serão recolhidas nos próximos 30 dias para avaliar a viabilidade.

Segundo Sandro, cerca de 7 mil cartões da CMTC (Triar) foram feitos nos últimos dias. Além da praticidade no embarque, o cartão garante maior segurança já que o usuário não precisa circular com dinheiro e tira o fluxo de dinheiro dos ônibus. É bom lembrar que a primeira via do cartão CMTC é gratuita e pode ser feita nos Terminais Central e Angélica. A CMTC também vem estudando alterações em algumas linhas para atender a regiões que, devido à desintegração, ficaram desassistidas de transporte coletivo prejudicando a moradores e trabalhadores.