MARIANA CARNEIRO, ENVIADA ESPECIAL
TARARIRAS, URUGUAI – Em mais um discurso de despedida da Presidência, José “Pepe” Mujica disse que ao Uruguai interessa que o Brasil seja um país rico.
Tirando risos da plateia, que assistia à cerimônia de inauguração de um parque eólico feito em sociedade pelos dois países, Mujica afirmou que os votos são interessados.
“Tratemos de colaborar para o desenvolvimento do Brasil. Não desinteressadamente. Não, nós queremos que o Brasil se desenvolva interessadamente. Nos interessa um Brasil rico –e, quanto mais rico, melhor todos nós vamos viver”, afirmou.
Ele disse que o Uruguai pode vender a melhor carne a uma churrascaria de São Paulo e, quanto mais rico o povo brasileiro, mais poderá pagar por isso.
O presidente fez um discurso em defesa da maior integração dos países da América do Sul, para que tenham uma estratégia de desenvolvimento conjunta. “Brigar pelo desenvolvimento do vizinho é brigar pelo seu próprio desenvolvimento”, afirmou.
Mujica deixa a Presidência do Uruguai neste domingo (1°), quando passará o cargo para Tabaré Vázquez, seu colega de partido.
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, passou parte do sábado (28) em Anchorena, residência oficial da Presidência uruguaia, em evento fechado e deve assistir à transmissão do mandato neste domingo antes de seguir para o Rio de Janeiro.