MARIANA CARNEIRO, ENVIADA ESPECIAL
TARARIRAS, URUGUAI – A Eletrobrás vai começar a produzir até 65 MW de energia eólica no Uruguai, no parque eólico de Artilleros, a cerca de 170 quilômetros da capital Montevidéu.
O empreendimento é uma sociedade da brasileira com a estatal uruguaia UTE. E se trata do primeiro projeto da Eletrobrás a gerar energia no exterior.
Segundo o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto, o investimento pode contribuir para baixar a tarifa paga pelo consumidor no Brasil. Mas para isso é preciso que sobre energia no Uruguai, o que está ocorrendo neste momento.
A energia produzida no parque eólico, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 100 mil habitantes, segundo o executivo, será toda vendida no mercado uruguaio. Em caso de excesso de oferta, a energia poderá ser vendida ao Brasil.
“Isso vai ajudar [a impactar a tarifa que o consumidor paga], porque a importação vai ser feita somente se o preço ofertado for menor do que o das térmicas mais caras que estão operando no Brasil”, afirmou Carvalho Neto.
Para que o intercâmbio de energia entre os países ocorra é preciso, porém, que fique pronta uma nova linha de transmissão de energia, para ligar o Uruguai ao Sul do Brasil. Atualmente, existe apenas uma ligação com capacidade máxima de 70 MW.
O presidente da Eletrobrás afirmou que uma nova linha está sendo feita e ligará Candiota, no Sul do Brasil, a São Carlos, na Região Metropolitana de Montevidéu, e que deve ficar pronta em um ou dois meses.
A presidente Dilma Rousseff visitou o projeto neste sábado (28).