Pela primeira vez, crianças e adolescentes que vivem em situação de rua em Curitiba receberão atendimento em uma unidade exclusiva. O Projeto Casulo – Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua de Curitiba – foi inaugurado nesta segunda-feira (02), abrindo a programação do aniversário da cidade, que será celebrado no dia 29. Durante todo o mês de março, a programação de aniversário prevê entrega de obras e equipamentos de todas as secretarias da Prefeitura de Curitiba.

A unidade aberta nesta segunda tem capacidade para atender até 40 crianças e adolescentes, com uma equipe formada por assistentes sociais, assistente social, psicólogo e pedagogo, além de pessoal administrativo e operacional.

O principal objetivo do novo projeto é promover o retorno à família por meio da recuperação de vínculos rompidos ou buscar medidas de proteção para o acolhimento das crianças e adolescentes. O nome Casulo, inclusive, foi escolhido para a iniciativa como referência ao invólucro que protege a lagarta até que ela se transforme em borboleta. No novo espaço, os meninos e meninas abrigados poderão participar de atividades lúdicas e pedagógicas, além de receber alimentação, higiene e encaminhamento para albergagem.

O prefeito Gustavo Fruet, que participou da cerimônia de inauguração da unidade, disse que o Projeto Casulo deixa claro o compromisso da gestão municipal em defesa de uma Curitiba mais humana e inclusiva. Este novo serviço também dá visibilidade ao trabalho silencioso dos verdadeiros heróis, os servidores que atuam na linha de frente do atendimento à população em situação de rua, frisou o prefeito, destacando a ampliação de todos os serviços da FAS, ocorrida nas nove regionais da cidade.

De acordo com a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, garantir os direitos das crianças e adolescentes é questão fundamental para a cidade. Ela disse que o Projeto Casulo representa a possibilidade de um legado imaterial para a ação social em Curitiba. Não podemos retroceder. O início do projeto é simbólico, pois demonstra a prioridade absoluta no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua. Nosso desafio a partir de agora é que o serviço seja mais interessante e atraente do que a rua, para que a população busque-o, frisou.

As equipes da unidade Casulo farão o trabalho de busca ativa e abordagem social em pontos específicos da cidade, que estão sendo mapeados desde novembro de 2014.

Mesmo com os trabalhos das equipes da FAS nas ruas de Curitiba, a população também pode ajudar. Caso identifiquem alguma situação de perigo a crianças e adolescentes nas vias públicas da cidade, as pessoas podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156. A Central irá encaminhar as informações à equipe do Projeto Casulo, que se deslocará até o local para realizar o trabalho de abordagem social.

Mudanças

O Projeto Casulo faz parte de uma série de medidas adotadas pela FAS para garantir um atendimento mais humanizado e individualizado às pessoas em situação de rua. Desde o fim de janeiro, a Central de Resgate Social, que há 20 anos atendia no mesmo endereço, foi descentralizada para seis novos endereços da região central com o objetivo de atender públicos menores e específicos.

Durante a inauguração do Casulo, o prefeito Gustavo Fruet, a presidente da FAS, Marcia Fruet, e o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), Ubiraci Rodrigues, também assinaram um termo de cooperação com a Cohab, para a criação da primeira República de Egressos das Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), que atenderá jovens a partir dos 18 anos. O serviço funcionará num apartamento da Cohab a partir do próximo mês.

Aniversário

Ao longo de todo o mês, os 322 anos de Curitiba serão comemorados com uma série de eventos programados pela Prefeitura. Além das comemorações – como a tradicional festividade no Parque Barigui, no dia 29 – a programação inclui a entrega de novos equipamentos públicos e o lançamento de programas em várias áreas da administração municipal.