SÃO PAULO, SP – Internautas que se dizem aliados do Estado Islâmico ameaçaram no domingo (1º) matar funcionários do microblog Twitter devido ao bloqueio feito pela empresa às publicações dos feitos da milícia radical. A mensagem em árabe foi direcionada ao fundador da rede social, Jack Dorsey, e compartilhada por militantes virtuais da facção. “Sua guerra virtual contra nós provocará uma guerra real contra você”, diz o texto, de autoria desconhecida. “Vocês começaram essa guerra fracassada. Nós lhes dissemos desde o início que esta guerra não é sua, mas vocês não nos ouviram e continuaram a fechar nossas contas no Twitter, mas nós sempre voltamos. Porém, quando nossos leões vierem e tirarem sua respiração, vocês nunca mais voltarão a viver”.

A postagem é acompanhada por uma imagem de Dorsey com o alvo similar ao usado em armas. Os militantes ainda pedem que aliados em diversas partes do mundo façam ataques a prédios e pessoas ligadas ao microblog. “À ‘jihad individual’ de todo o mundo: ataquem a companhia Twitter e seus interesses em qualquer lugar, pessoas e prédios, e não permita que nenhum destes ateus sobreviva”. Assim como o Google, dono do site YouTube, e o Facebook, o Twitter tem fechado as contas de pessoas que difundem vídeos dos assassinatos do Estado Islâmico.

Pelas regras do microblog, é proibido incitar a violência e ameaçar usuários, assim como a apologia a atividades ilegais. A rede social também é usada pelos extremistas para difundir textos de apoio à milícia e recrutar novos militantes. No mês passado, a facção usou o Twitter sugerindo que seus seguidores atacassem policiais e militares nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França.