O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deu sinal verde ao Governo do Paraná para dar continuidade ao processo de empréstimo de US$ 300 milhões, para novos investimentos na área de infraestrutura. A proposta do Estado, que prevê a pavimentação de rodovias e a construção de uma nova estrada, foi considerada consistente pela representante do banco no Brasil, Daniela Carrera-Marquis.e pelo chefe de operações, Juan Carlos De La Hoz.

A carteira de investimentos, que soma mais de R$ 860 milhões, foi apresentada em Brasília pelo secretário José Richa Filho. Entre as melhorias previstas, estão as pavimentações de Doutor Ulysses a Cerro Azul, de Pitanga a Mato Rico, de Coronel Domingos Soares e de Irati e São Mateus do Sul. Também estão previstas obras de contornos, a ampliação de capacidade de rodovias de alto tráfego e um novo acesso ao Porto de Antonina.

O Paraná está buscando recursos internacionais, para continuar o trabalho de melhoria da malha rodoviária. Estes trechos propostos já têm projetos prontos ou em andamento e, com a aprovação do empréstimo, será possível abrir licitação para atender demandas antigas da sociedade paranaense, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

JÁ CONCLUÍDOS – O investimento terá majoritariamente recursos do BID, sendo que a contrapartida do Estado virá de investimentos antecipados pelo Governo, como estudos de viabilidade e projetos executivos já concluídos pela Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.

Com os recursos, 196 quilômetros de estradas de chão batido irão ganhar asfalto e serão adequadas aos padrões das demais rodovias estaduais. Além disto, serão consolidados novos corredores rodoviários, com mais de 286 quilômetros, que vão ganhar terceiras faixas, acostamentos e viadutos, ampliando a capacidade e facilitando o tráfego nas rodovias. Com isto vai melhorar a circulação de veículos, permitindo melhor escoamento de produtos paranaenses em direção ao Estado de São Paulo (PR-317 e PR-182) ou acabando com gargalos nas regiões de Ponta Grossa (PR-151) e de Guarapuava (PR-466). Dentre os projetos apresentados, também estão as construções de contornos rodoviários nas regiões de Wenceslau Braz e Castro, retirando o tráfego pesado de dentro destas cidades. Outras cidades que terão desvio de veículos pesados, como caminhões são as cidades históricas de Antonina e Morretes. Uma nova ligação está em estudo, permitindo o acesso direto ao Porto de Antonina e retirando os caminhões dos centros urbanos.

A próxima etapa do Paraná é adequar alguns pontos da carteira de investimentos, ajustando detalhes pedidos pelo BID. A expectativa do Estado é concluir todo o processo de empréstimo ainda neste ano e tentar conseguir assinar o contrato ainda este ano, para licitar no fim de 2015 e início de 2016.

IMPLANTAÇÃO DE PAVIMENTO :

• PR-092, Cerro Azul a Doutor Ulysses;

• PR-239, Pitanga a Mato Rico;

• PR-910, acesso à Coronel Domingos Soares;

• PR-364, Irati a São Mateus do Sul

CONTORNOS:

• Wenceslau Braz (Contorno Sul);

• Castro (Contorno Norte)

AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADE:

• PR-151, Ponta Grossa a Palmeira

• PR-182, Divisa PR/SP (Usina de Rosana) a Nova Londrina

• PR-170, Divisa PR/SP (Porto Capim) a entroncamento BR-369 (Rolândia)

• PRC-466, Furnas até o entroncamento da BR-277

ACESSO AO PORTO DE ANTONINA:

• BR-277 a Antonina