SÃO PAULO, SP – O sistema Cantareira teve neste ano o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 20 anos. Segundo os dados da Sabesp, o volume de chuva registrado nas represas do reservatório chegou a 322,4 mm (milímetros), o que corresponde ao maior volume desde 1995, quando o total de chuva foi de 388 mm.
As precipitações registradas no mês passado ficaram bem acima da média histórica de chuva para o mês de fevereiro, que é de 199,1 mm.
O Cantareira foi inaugurado em 1973, com as represas Paiva Castro e Águas Claras. Até 1981, foram inaugurados também as represas Cachoeira, Atibainha, Jaguari e Jacareí, que compõem o sistema.
Apesar da chuva do último mês, o reservatório continua em situação crítica, com 11,7% de sua capacidade, nesta segunda (2), mesmo contabilizando as duas cotas do volume morto (reserva de água que era localizada abaixo do sistema de captação). No mesmo dia de 2013 – antes do início da crise hídrica – o nível era de 57,1%.
O Cantareira abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista – eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.
Também em situação crítica, o Alto Tietê chegou a 18,8% nesta segunda, após subir 0,2 ponto percentual. O sistema, que também já utiliza o volume morto, abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo.