A Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba realiza, desde novembro do ano passado, um mapeamento das crianças e adolescentes em situação de rua na região central de Curitiba, onde há uma concentração maior desses jovens. Esse mapeamento, inclusive, foi o primeiro passo do Projeto Casulo – Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua de Curitiba, aberto ontem na Capital, e que poderá receber até 40 jovens. A expectativa, porém, é que neste momento o local trabalhe com metade de sua capacidade.
A FAS preferiu não dar um número sobre o número de jovens em situação de rua na Capital, alegando que dados mais precisos apenas depois do levantamento. Ainda assim, a instituição garantiu que o número não é grande, mas que esses jovens são prioridade para a Prefeitura de Curitiba e a própria FAS.
Um levantamento realizado pelo govenro federal em 2011 mostrava que o Paraná tinha a quarta maior população de meninos e meninas de rua. Naquele ano, a estimativa apontava cerca de 1.170 crianças e adolescentes — a maioria do sexo masculino. A maioria também alegava que conflitos na família os tinham feito viver nas ruas.
O principal objetivo do novo projeto Casulo é promover o retorno à família por meio da recuperação de vínculos rompidos ou buscar medidas de proteção para o acolhimento das crianças e adolescentes. No novo espaço, os meninos e meninas abrigados poderão participar de atividades lúdicas e pedagógicas, além de receber alimentação, higiene e encaminhamento para albergagem.
As equipes da unidade Casulo farão o trabalho de busca ativa e abordagem social em pontos específicos da cidade, que estão sendo mapeados desde novembro de 2014.