A frota de táxi de Curitiba ganhou dois carros elétricos, como parte da programação de aniversário da cidade. A entrega foi feita ontem, no Jardim Botânico, pelo prefeito Gustavo Fruet a representantes das centrais de rádio táxi de Curitiba. Atualmente Curitiba tem 320 veículos movidos a eletricidade rodando pela cidade. São 182 totalmente elétricos e 138 híbridos.

Os novos carros serão testados em sistema de rodízio ao longo dos próximos três meses pelas sete centrais de rádio táxi da cidade, para que se avalie a viabilidade econômica e benefício ambiental da iniciativa.
Fruet explicou que a utilização de energia elétrica pode representar, nos custos atuais, uma economia de até 60% do gasto com combustível. O Paraná, lembrou o prefeito, responde por 25% da produção nacional de energia elétrica, motivo pelo qual outros projetos de eletromobilidade estão em desenvolvimento através de parcerias com Itaipu, Copel, Volvo e Universidade Federal do Paraná.
O carro a ser testado tem uma autonomia de 300 quilômetros a cada carga elétrica. O carregamento é feito em tomada elétrica durante uma hora e meia a duas horas. O custo para fazer 300 quilômetros, em valores atuais, fica em torno de R$ 32,00 com energia elétrica e em torno de R$ 110,00 com gasolina.