Um método mais moderno de previsão do tempo está sendo testado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Baseada na Teoria do Caos, a Ensemble Forecasting — denominação em inglês que pode ser traduzida para Previsão por Conjuntos — vislumbra os estados futuros da atmosfera como um sistema dinâmico.
“O uso de múltiplos modelos que permite formar vários cenários torna a previsão do tempo mais apurada e qualificada do que a resultante do método tradicional baseado em um único modelo, aumentando em de 10% a 20% a margem de acerto”, explica o meteorologista e pesquisador do Simepar, Leonardo Calvetti, que coordena o projeto.

Para facilitar a compreensão, ele propõe uma analogia com o processo de diagnóstico de uma doença, cuja margem de acerto aumenta quando resulta de uma junta médica em vez de considerar a opinião de um único profissional.
Segundo o pesquisador, de acordo com a Teoria do Caos, em certos momentos a atmosfera apresenta comportamento caótico, ou seja, não previsível pelos sistemas conhecidos pelo estado da arte da ciência atual. “O desafio para a meteorologia é compreender e computar as incertezas da dinâmica da atmosfera de modo a produzir previsões com os possíveis cenários de um comportamento futuro sobre determinada região”, observa.
O novo método combina diferentes soluções da evolução da atmosfera a partir de parâmetros de variáveis como temperatura, precipitação (chuvas), raios, umidade, pressão, radiação, ventos e as características de cada estação, considerando também a altitude. O conjunto diversificado de dados e informações possibilita aos meteorologistas mais subsídios para elaboração de prognósticos mais qualificados. A novidade está em fase experimental.