Os motoristas paranaenses viajaram e dirigiram mais no Exterior nos últimos anos. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam que o número de Permissões Internacionais para Dirigir, as populares PID, cresceu 45,08 % desde 2011. Só no ano passado foram 14.180 documentos, necessários para conduzir veículos no Exterior.

A PID vale como uma carteira de habilitação, válida em mais de 100 países. Ela dá mais segurança ao condutor e é necessária na hora de locar um carro, por exemplo, esclarece o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Segundo ele, é o documento solicitado pela polícia rodoviária e facilita o trabalho do guarda na hora de encontrar as informações necessárias sobre o condutor, já que as informações estão em diferentes idiomas.

Depois de Curitiba (8.214), o município que mais emitiu a PID foi Londrina, com 908. Depois, aparecem Maringá (764), Foz do Iguaçu (404), Ponta Grossa (391), Cascavel (371) e São José dos Pinhais (296).

FACILIDADE – Para a estudante Bruna Becegatto, de 21 anos, que atualmente faz intercâmbio em Portugal, ter a permissão para dirigir em outro país oferece diversas vantagens. De modo geral, compensa muito ter a PID, pois é barato alugar carros e a possibilidade de conhecer mais lugares e aproveitar mais os passeios.

Vale lembrar que mesmo com a PID é preciso levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) junto ao documento. Além disso, a Permissão não substitui a CNH em território brasileiro.

Hoje, 143 países fazem parte da relação onde a PID é aceita. Para consultar cada um deles e fazer a solicitação da emissão do documento, o usuário pode acessar o site www.detran.pr.gov.br, na categoria Motorista, Sua CNH e Permissão Internacional.

COMO FAZER – Para obter a PID, o condutor deve ter habilitação com foto em situação regular, ou seja, sem apresentar nenhum tipo suspensão, cassação ou restrições. Além disso, a CNH deve estar dentro do prazo de validade.

O prazo de validade, a categoria de habilitação e restrições médicas são os mesmos da CNH. Atualmente, o valor da guia para emissão está em R$ 79,32 e todo processo pode ser feito pela internet, no sistema Detran Fácil.

Conheça o passo a passo para emitir a Permissão Internacional para Dirigir:

1. Acesse o site wwww.detran.pr.gov.br e clique no serviço no menu lateral.

2. Preencha corretamente os campos do formulário, seguindo rigorosamente o que está impresso na CNH e aprove clicando em “Confirmar”.

3. Certifique-se que o endereço residencial informado está correto e atualizado.

4. Imprima a SSH – Solicitação de Serviço de Habilitação e efetue pagamento da taxa nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Sincrede, Bancob e Rendimento).

5. Após a finalização do processo, a PID será enviada, via Correios, ao endereço de cadastro, até 10 dias úteis.