SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Sabesp encomendou um estudo técnico para avaliara a possibilidade de abertura de 200 poços artesianos na Grande São Paulo.
A medida faz parte do plano de contingência da empresa para a maior crise de abastecimento do Estado de São Paulo.
O projeto pretende mapear 200 pontos potenciais de prospecção de água na metrópole para, segundo a Sabesp, “aumentar a segurança hídrica.
Em um eventual aumento da crise, a Sabesp poderia, então saber em quais pontos poderia abrir um poço artesiano.
O estudo ainda deverá avaliar qual a atual captação por poços na Grande São Paulo e qual o volume total disponível por esta modalidade.
O estudo deverá ser feito pela FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo). A coordenação dos trabalhos será feita pela Sabesp e pelo Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociência da USP. O prazo do contrato é de um ano.
Para o professor da Unicamp Antonio Carlos Zuffo, a prospecção de poços na Grande São Paulo pode ser um investimento de risco, já que a formação geológica em que a metrópole está não é favorável à formação de aquíferos, no subsolo.
“Com exceção de um área próxima à zona leste, o resto da Grande São Paulo tem um potencial baixo de poços artesianos”, disse. “Desde 2014, muitas empresas e condomínios têm buscado a perfuração de poços para escapar da falta de água, mas pensar isso em larga escala pode não ter um resultado satisfatório”.