Sobre a matéria “Carteiros fazem assembleia na quinta”, publicado na edição de ontem do jornal Bem Paraná, onde o sindicato da categoria divulga a assembleia para definir o indicativo de greve, e que elenca entre outros motivos, o risco de privatização da empresa com a implantação do CorreioPar, a Diretoria Regional dos Correios no Paraná responde que não se trata de privatização.
Não procedem as informações divulgadas. Não existe nenhum processo de privatização dos Correios em andamento e a CorreiosPar não é uma empresa privada, mas sim uma subsidiária de capital 100% estatal, conforme consta em escritura pública publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de janeiro de 2015.
A subsidiária foi constituída para administrar empresas controladas criadas em decorrência das permissões estabelecidas no novo Estatuto dos Correios e na Lei 12.490/11, como parte do processo de revitalização e fortalecimento dos Correios. A legislação autorizou os Correios a constituírem subsidiárias ou adquirirem participação acionária em empresas já constituídas com o propósito de diversificar as áreas de atuação, diz nota da empresa.
Os trabalhadores nos Correios do Paraná se reúnem em assembleias em Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá a partir das 19 horas de amanhã. A assembleia faz parte do calendário da Campanha Nacional contra a Privatização da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas em Correios – Fentect. No dia 17 de março serão realizadas novas assembleias em todo o Brasil para deflagração de greve.