Uma empresa de inovação curitibana será a única representante do Brasil na segunda edição da Emerge Americas, conferência de tecnologia que reunirá centenas de start-ups entre 1º e 5 de maio, na Flórida. A Just Ads Express foi selecionada para participar do evento após conhecê-lo por meio da Prefeitura de Curitiba, que recebeu em novembro de 2014 a delegação da cidade norte-americana de Coral Gables, responsável por convidar agências de inovação e universidades da capital paranaense a enviar projetos para a conferência.

Para o diretor da Just Ads, Roni Szuchman, a participação na Emerge Americas é a oportunidade para divulgar seu empreendimento inclusive nos Estados Unidos. Temos parceiros norte-americanos, e já planejava mostrar nossa ideia por lá. Quando soube da conferência, fui incentivado a participar dela e acelerei meu plano, contra Szuchman. O processo de inscrição da start-up recebeu o acompanhamento da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

O incentivo à participação de start-ups locais em eventos como a Emerge Americas integra a política de fomento à inovação da gestão municipal. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que Curitiba, juntamente com Brasília, é a cidade que mais recebe jovens inovadores no País.

Smart City Business

De 19 a 21 de maio, Curitiba irá sediar a terceira edição do Smart City Business America Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre inovação e sustentabilidade urbana. O congresso irá discutir, principalmente, as demandas relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, economia criativa e geração de energia no contexto de cidades que invistam em soluções tecnológicas e inovadoras. A escolha da capital paranaense, de acordo com o Instituto Smart City Business, organizador do evento, se deu pela liderança nas novas práticas de gestão e tecnologias para a melhoria das cidades.

A Just Ads, que foi inicialmente incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desenvolve produtos de marketing e comunicação – como sites, anúncios, panfletos e cartões de visita – de baixo custo, buscando projetos pré-desenvolvidos e não aproveitados em uma rede de agências parceiras para então apresentá-los aos seus clientes.

O professor Ricardo Manica foi coordenador da incubadora da UTFPR e acompanhou o desenvolvimento da start-up. Ele destaca a exposição internacional que a empresa pode ganhar ao participar da conferência na Flórida. A visibilidade no mercado externo pode ser um fator de alavancagem essencial para o estabelecimento e consolidação do empreendimento, explica Manica, que também salienta a efervescência, entre os alunos da entidade em Curitiba, na busca por montar negócios inovadores.