A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai investir R$ 394 milhões em novas obras de dragagem de aprofundamento no Porto de Paranaguá. O investimento inclui na elaboração de projetos básico e executivo, sinalização e balizamento.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a obra integra um conjunto de melhorias feitas nos portos paranaenses e voltadas para a segurança nas operações portuárias, redução de custos e agilidade nas exportações e importações.

Estes investimentos farão com que o Porto de Paranaguá passe a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo, declarou o secretário.

APROFUNDAMENTO – Com a nova dragagem o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal tem 15 metros.

A Bacia de Evolução do canal – área utilizada pelos navios para manobra e atracação – ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros.

Já as áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade. Como exemplo de áreas intermediárias estão o canal situado entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, bem como o canal localizado entre a Ilha das Cobras e Ilha da Cotinga.

O diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que as obras de aprofundamento do canal de acesso (intermediário), da bacia de evolução e do berço público do complexo fazem parte de um programa de dragagem estabelecido pela APPA e demonstram que o Porto de Paranaguá está atento à evolução das embarcações.

A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o Porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados, declarou Dividino.

O diretor-presidente da Appa conta que, nos próximos meses, o Porto de Paranaguá receberá o maior navio porta-contêiner que já atracou no Brasil, com 368 metros. O tráfego marítimo internacional quadruplicou nas últimas duas décadas, e os navios de carga comerciais ficaram ainda maiores para atender a demanda, menciona Dividino.

LICITAÇÃO – Na última semana, a Secretaria Especial de Portos – responsável pela licitação da dragagem de aprofundamento, em Paranaguá – realizou a sessão de abertura do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), SEP/PR número 02/2014.

A empresa DTA Engenharia foi a vencedora da licitação, como lance de R$394.291.082,29. O próximo passo do processo licitatório é a fase de habilitação. A empresa terá um prazo de seis meses para fazer o projeto básico e executivo e 11 meses para executar a obra. O processo está em fase de julgamento e o resultado será divulgado nos sites www.portosdobrasil.gov.br e www.comprasgovernamentais.gov.br.