O Museu Oscar Niemeyer (MON) bateu recorde de público em janeiro e fevereiro de 2015. Foram quase 55 mil visitantes, o maior público registrado nos dois meses desde a inauguração do museu, em 2002.

Em janeiro o museu recebeu mais de 33 mil visitantes e em fevereiro quase 22 mil, 35% a mais do que na mesma época do ano anterior. O MON está com exposições importantes em cartaz, como Acervo MON – 2013/2014, Genesis – Sebastião Salgado, Das Vozes da Cidade – Jaime Lerner, IDEA/Brasil.

Em 2014 o MON recebeu mais de 310 mil visitantes. Algumas mostras tiveram expressivo sucesso de público, como Frida Kahlo, suas Fotografias, com 160 mil pessoas; As Origens do Fotojornalismo no Brasil – Um Olhar sobre O Cruzeiro, vista por 180 mil; e João Turin, Vida, Obra e Arte, com 266 mil visitantes.

As fotografias de Sebastião Salgado, no projeto Genesis, que segue até dia 5 de abril, foram vistas de novembro até o fim de fevereiro por mais 110 mil pessoas.

De acordo com a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, duas novas exposições que entrarão em cartaz neste mês deverão manter a visitação do MON em alta. No dia 12, estreia a mostra Crash, da artista Regina Silveira, que apresentará cerca de 30 obras com desenhos, vídeos, instalações e esculturas. No dia 31 será inaugurada a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural, com obras de artistas de várias partes do mundo, como Israel, Estados Unidos, França, Áustria, Bélgica, México, além do Brasil.

MUSEU – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design, inaugurado em 2002.

O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro de mesmo nome. Quando completou uma década de existência, em 2012, o MON ampliou o acesso gratuito às exposições e o ao horário de funcionamento, reforçando sua missão social e o seu compromisso com a democratização do acesso e a formação de público.

O museu possui o departamento de Ação Educativa que realiza visitas guiadas, oficinas educativas e atendimento a estudantes, universitários e profissionais especializados.

O Centro de Documentação e Referência do MON tem um acervo com mais de nove mil publicações e periódicos para pesquisa. Entre os títulos estão livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores e um arquivo fotográfico constituído por registros de obras e de artistas paranaenses, que estão sempre disponíveis para livre consulta dos visitantes. O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado.

Outro setor importante é a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, onde as obras são armazenadas seguindo critérios museológicos internacionais.

O acervo do MON tem mais de 3.400 mil peças, como obras dos paranaenses Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Othake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand.

ESPAÇO PARA EVENTOS – Além da estrutura museológica, o MON possui espaços que podem ser locados para eventos externos, como o Auditório Poty Lazzarotto, com capacidade para 372 pessoas, o Salão de eventos, para 500 pessoas, o Miniauditório, com 55 lugares e o Hall do Pátio das Esculturas, destinado a 150 pessoas. O estacionamento também pode ser utilizado, com vagas para mais de 300 carros.

DESTAQUE – O MON foi eleito em 2012 um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor – maior site de viagens do mundo – um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Além disso, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento que revela que 94% dos entrevistados qualificam o MON como ótimo ou bom, e que 98% pretendem voltar ao museu para uma nova visita.

O museu foi destaque em 2012 e 2013 no ranking mundial das exposições mais visitadas, organizado anualmente pela revista inglesa The Art Newspaper.

Em 2014, foi eleito um dos 20 lugares mais bonitos do Brasil pela rede norte-americana de notícias CNN (Cable News Network). Neste ano, o MON foi escolhido como um dos dez museus do Brasil para colocar na lista de viagem pelo site de turismo Pure Viagem. Nesta lista estão o Museu Imperial, no Rio de Janeiro, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Instituto Ricardo Brennand, em Recife.

Serviço

Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico

Telefone: 3350 4400

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação)

Domingo + Arte: entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês

Quinta + MON: primeira quinta-feira de cada mês, horário de funcionamento estendido, das 10h às 20 horas, com entrada gratuita a partir das 18h

museuoscarniemeyer.org.br