A segunda Estação de Sustentabilidade de Curitiba instalada pela Prefeitura começou a funcionar nesta quarta-feira (04), na João Gbur, no bairro Santa Cândida. O evento de inauguração do equipamento teve a presença do prefeito Gustavo Fruet e integra as comemorações do aniversário da cidade.

A Estação de Sustentabilidade faz parte do Sistema de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis, instalado em container marítimo com vida útil vencida, preparado para entrega voluntária de resíduos recicláveis por moradores da região.

A intenção desse programa é mudar a cultura da população na separação do lixo, tornando-a responsável por essa separação e também para repensar a produção de resíduos.

O programa prevê a implantação de pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba.

A primeira estação foi instalada em novembro do ano passado na Rua Flavio Dallegrave, no Boa Vista. Neste período, esta estação recolheu 5 toneladas de material reciclável.

Fruet lembrou que o local onde foi instalada esta segunda estação era um terreno da Prefeitura ocupado irregularmente. Além de darmos uma utilidade de sustentabilidade para este espaço, estamos promovendo outras medidas que garantirão o futuro da cidade, disse o prefeito. Precisamos fazer uma mudança na forma de pensar o descarte do lixo, reduzindo a quantidade. Pedimos para que a população faça a sua parte, separando o lixo, levando para as estações e diminuindo a produção de resíduos, complementou.

Queremos envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, aperfeiçoar a coleta seletiva e criar mais um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos recolhidos para associações ou cooperativas de catadores explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

Esta segunda estação atenderá moradores situados em um raio de 300 metros do local. Ela receberá 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio e outros metais.

A unidade ficará aberta 24 horas e os moradores do entorno poderão realizar o descarte quando for conveniente, não precisando mais esperar pela coleta seletiva domiciliar. Há 20 anos Curitiba foi pioneira ao implantar o programa de coleta domiciliar Lixo que Não é Lixo. Agora, seguindo sua vocação inovadora, a cidade dá mais um salto na educação para a sustentabilidade, incluindo a população na gestão de seu lixo reciclável, diz o superintendente de controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente, Raphael Rolim de Moura.

Orientação

Técnicos da Regional Boa Vista e do departamento de educação para a sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, devidamente identificados, passarão de casa em casa distribuindo uma cartilha com orientações para o correto descarte dos materiais. Queremos convidar a população do entorno para conhecer a Estação e orientar o correto descarte, evitando ao máximo a ocorrência de material contaminado, sujo ou acondicionado erroneamente, explica Moura.

Nelson Rodrigues da Silva, síndico de um conjunto residencial de 96 apartamentos e 300 moradores, conta que o condomínio separa e vende latinhas de alumínio e com o recurso compram material de limpeza utilizado na manutenção do condomínio. É muito bom ter uma estação bonita perto de casa. Incentiva a participação dos moradores. Agora, duas vezes por semana, o zelador do nosso condomínio levará garrafas de vidro e de PET para a Estação da Sustentabilidade, conta.

Taisi Moreira, de 35 anos, moradora do Santa Cândida, diz que a estação é prática e ao lado de casa. Além disso, ocupa uma área que antes tinha muito mato e lixo. Agora é uma área que faz um bem para a população. Vou dar como tarefa para os meus filhos levar o material reciclável para separar na estação, disse.

Tipos de estações de sustentabilidade

Foram desenvolvidos cinco modelos de Estações de Sustentabilidade, que serão utilizadas conforme o perfil da região em que a unidade for instalada

TIPO 1 – Container com divisórias para recepção de vidro, plástico, papel e metal.

TIPO2 – Container com as mesmas divisões do TIPO 1 acrescida de caçambas para resíduos da construção civil e resíduos vegetais.

TIPO 3 – Parques de reciclagem (aprimoramento dos barracões do Ecocidadão).

TIPO 4 – Locais previamente determinados para recebimento deresíduoas da construção civil.

TIPO 5 – Caminhão com container da Estação TIPO1 para coleta em grandes eventos.

Dimensões de um container

2,4 metros de largura x 6,0 metros de comprimento x 2,4 metros de altura

Estação de Sustentabilidade Flavio Dallegrave

Área 57 metros quadrados

Tipo 1 Container com divisórias para recepção de vidro, plástico, papel e metal.