RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Estado do Rio já tem 17 casos de malária confirmados desde o início do ano. A informação é da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde. Não há mortes registradas e, até o momento, os casos confirmados apresentam a versão branda da doença, segundo o órgão. Três deles estão no município de Miguel Pereira, dois em Nova Friburgo, dois em Petrópolis e um em Teresópolis. Ainda não se sabe a origem dos outros nove.

Segundo a pasta, essas confirmações não configuram um surto da doença. “Vale lembrar que, anualmente, são registrados casos de malária com contaminação ocorrida no Estado do Rio de Janeiro”. O Estado é considerado oficialmente livre da malária há pelo menos duas décadas. A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental afirmou que nos últimos três anos foram registrados de sete a oito casos da doença por ano -bem abaixo dos 17 casos atuais. A secretaria alerta as pessoas que visitarão regiões próximas à mata atlântica.

Em nota, informou que a transmissão ocorre em ambiente silvestre, e o forte calor favorece o desenvolvimento do mosquito. O órgão pede que pessoas que estiveram nessas regiões e apresentam febre busquem atendimento médico, informando o histórico de viagem. “A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental informa ainda que mantém equipes de campo nos locais de provável contaminação para levantamento dos vetores da doença, além de acompanhar e avaliar os casos já notificados”, disse a nota.