O Cine Guarani, no Portão Cultural, exibe a partir da próxima quinta-feira (5) a mostra A Mulher no Cinema Brasileiro. O ciclo é uma homenagem ao Dia da Mulher, comemorado no domingo (8), e reúne filmes de várias épocas que retratam o universo feminino. Será exibido um filme por dia até 11 de março, quarta-feira. Os ingressos são gratuitos.

Programação:

– Dia 5, quinta-feira:
19h – Pôrto das Caixas (1962, 75’), de Paulo César Saraceni.
Sinopse: O filme baseia-se em um crime ocorrido no município de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. Uma mulher muito pobre, maltratada por um marido ignorante e bruto, resolve assassiná-lo. Para conseguir quem faça isso, utiliza seus encantos femininos.
Elenco: Irma Alvarez, Reginaldo Faria, Paulo Padilha, Margarida Rey, Henrique Bello, Joseph Guerreiro e Sergio Sanz.
Classificação: 12 anos.

– Dia 6, sexta-feira:
19h – Bebel, Garota Propaganda (1967, 103’), de Maurice Capovilla.
Sinopse: Saída de um bairro pobre de São Paulo, uma garota procura a fama na publicidade e na televisão. Ao ser contratada como modelo de anúncio de sabonete, imagina que sua vida vai mudar para melhor.
Elenco: Rossana Ghessa, John Herbert, Paulo José, Geraldo Del Rey, Maurício do Valle, Joana Fomm e Fernando Peixoto.
Classificação: 14 anos.

– Dia 7, sábado:
19h – A Ostra e o Vento (1997, 116’), de Walter Lima Jr.
Sinopse: Marcela vive com o seu pai em uma ilha distante do litoral. Ele é o responsável pela manutenção do farol da ilha e a sufoca com um amor possessivo e autoritário. Em função da grande solidão imposta aos dois pelo lugar, ela se revolta contra o pai e desenvolve uma paixão pelo vento que açoita a ilha e que acaba se tornando um dos personagens da história.
Elenco: Leandra Leal, Lima Duarte, Fernando Torres, Castrinho, Floriano Peixoto, Márcio Vito, Débora Bloch e Hannah Brauer.
Classificação: 12 anos.

Dia 8, domingo:
17h – Uma Vida em Segredo (2001, 98’), de Suzana Amaral.
Sinopse: A história se passa no século XIX. Biela cresceu em uma fazenda de café e gado e, após a morte do pai, vai viver com outros familiares na cidade. Ela encontra dificuldade em se adaptar aos novos costumes e se esforça inutilmente para permanecer fiel à sua própria maneira de ser.
Elenco: Sabrina Greve, Cacá Carvalho, Eric Nowinsky, Eliane Giardini, Neuza Borges e Benicio Aleixo Bernardo
Classificação: Livre.

Dia 10, terça-feira:
19h – Anahy de las Misiones (1998, 114’), de Sérgio Silva.
Sinopse: Em 1839, a andarilha Anahy viaja pelos campos de batalha do Rio Grande do Sul, durante a Guerra dos Farrapos, saqueando os mortos e negociando os achados com os soldados sobreviventes. Com ela vão os filhos Solano, o mais velho – que manca de uma perna, Teobaldo, simpatizante dos revoltosos, Luna, que esconde sua beleza com bandagens, e Leonardo, o impetuoso caçula. À família se junta o revoltoso Manoel e a prostituta Picumã.
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Cláudio Gabriel, Fernando Alves Pinto, Giovanna Gold e Matheus Nachtergaele.
Classificação: 16 anos.

Dia 11, quarta-feira:
19h – Fonte da Saudade (1986, 90’), de Marco Altberg.
Sinopse: Baseado no romance de Helena Jobim, o filme conta as histórias de três mulheres e suas fortes lembranças da infância. Entre essas recordações, destacam-se as referentes à figura paterna. Cada personagem assume um perfil distinto: uma vive uma frustrante relação com o marido; a outra vive um casamento vazio e opressor; e a terceira escolhe a fuga da realidade
Elenco: Lucélia Santos, Ana Lúcia, Andrea Dantas, Chico Díaz, Cláudio Marzo, Daniel Dantas, José Wilker, Norma Bengell, Paulo Betti, Pedro Bial, Tereza Mascarenhas, Thales Pan Chacon e Xuxa Lopes.
Classificação: 14 anos