FERNANDO VALEIKA DE BARROS E EDUARDO SODRÉ, ENVIADO ESPECIAL*
GENEBRA, SUÍÇA (FOLHAPRESS) – Depois de consagrar-se na Europa nos anos 1990 como a “rainha” dos monovolumes, a Renault prossegue em uma ofensiva no mundo dos crossovers. Assim, depois do Captur e do Koleos, a marca francesa trouxe para o Salão de Genebra o Kadjar.
“Ele foi desenhado para ser um carro global”, disse Laurens van den Acker, chefe-global de design da marca francesa, durante a apresentação.
Não por acaso, será o primeiro Renault a ser produzido na China, a partir de 2016. Com 4,45 metros de comprimento, o Kadjar será montado na mesma plataforma do Nissan Qashqai e terá versões 4×2 e 4×4 com motor a diesel de 110 cv e 130 cavalos. Está prevista uma versão a gasolina 1.2 turbo.
ASTON MARTIN
Em um salão marcado pelo lançamento de esportivos, a Aston Martin apostou suas fichas no Vulcan, modelo com produção limitada a 30 unidades –todas já vendidas– feitas para as pistas.
Equipado com motor V12 de 750 cv, ele emagreceu uma centena de quilos na comparação com o Vantage V12 S.
“Conseguimos chegar lá fazendo partes do carro, como o teto, em fibra de carbono”, revela Andy Palmer, CEO da marca inglesa. “Com isso conseguimos fazer o carro mais extremo de nossa marca em todos os tempos”, completa.
Por enquanto um carro-conceito, o DBX pode significar a primeira investida da Aston Martin no mundo dos carros sob medida para encarar todo tipo de terreno.
“Ele mostra uma das possibilidades para enriquecer o nosso portfólio e aumentar o nosso volume e vendas”, explica Palmer.
Segundo ele, mais do que seduzir homens habituados a encarar o mundo off-road, a intenção do novo modelo, quando for produzido, será seduzir a clientela feminina, por enquanto bem rara entre os clientes da marca inglesa.
HATCHES
Carros médios de alta potência não são mais exclusividade de marcas premium, como Mercedes-Benz ou BMW. Em Genebra, Honda e Ford apresentam modelos que, embora pertençam a famílias de veículos convencionais, ultrapassam os 300 cv.
O primeiro a ser exibido foi o hatch Civic Type R, equipado com motor 2.0 turbo (310 cv) e tração nas rodas dianteiras. Seu câmbio é manual, de seis marchas.
Segundo a Honda, o modelo pode ir de zero a 100 km/h em 5,7s e chegar aos 270 km/h de velocidade máxima. Seu estilo é chamativo: há um enorme aerofólio traseiro e saias laterais com efeito aerodinâmico.
A Ford foi um pouco mais longe na potência. O novo Focus RS tem 320 cv, gerados pelo motor 2.5 turbo.
Apesar de também ser equipado com caixa manual de veis velocidades, há uma grande diferença em relação ao concorrente da Honda: a tração do Ford é integral.
Seu desenho é um pouco mais discreto. As maiores diferenças em relação às versões de menor potência estão na grade frontal e no aerofólio traseiro.
Ambos os modelos têm sistemas eletrônicos que proporcionam melhor desempenho em pista.
Os carros chegarão às lojas europeias entre o fim de 2015 e o início de 2016. Segundo as fabricantes, não há planos para esses modelos no Brasil.
AYRTON SENNA
A Tag Heuer, marca suíça de relógios, montou em Genebra uma exposição com modelos clássicos, carros e fotos dos embaixadores da marca no cinema e na F-1.
Entre eles está Ayrton Senna, patrocinado pela marca nos tempos em que competia pela McLaren, quando foi tricampeão do mundo.
Um modelo da série S/el, com movimento a quartzo e cronógrafo, é exibido junto com a foto do piloto. Ele aparece usando um relógio idêntico.
Outro Tag Heuer clássico em exibição é o automático Monaco, modelo usado por Steve Mcqueen no filme Le Mans (1971).
*O jornalista EDUARDO SODRÉ viajou a convite da Honda do Brasil