Começa hoje o 21º Salão Paranaense de Turismo, que segue até 7 de março, no ExpoUnimed Curitiba. A promoção é da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PR). Este é um dos principais eventos do setor do sul do país. Com a participação de cerca de 300 expositores e mais de 5 mil participantes, o Salão é uma referência para os profissionais que visitam Curitiba em busca de novidades, networking, parceiros e capacitação profissional.
O encontro reúne os profissionais de turismo de todo o País, com os últimos lançamentos, alguns exóticos. A BRT Operadora, por exemplo, lançar pacotes para quem quer ver a Aurora Boreal que deixa o céu colorido em cinco países (Noruega, Finlândia, Suécia, Estados Unidos e Canadá).

Os pacotes têm a parceria com o caçador de Aurora Boreal, Marco Brotto. São roteiros escolhidos a dedo por mim e farei o acompanhamento remoto dos grupos orientando as caçadas, explica Brotto. Brotto acabou de retornar de sua 13ª expedição. Ele esteve entre os dias 15 e 23 de fevereiro nas cidades de Tromsø e Sommarøy, na Noruega, e na Finlândia.
Mais sobre o Salão — Além da feira de negócios, o Salão Paranaense de Turismo terá diversos eventos paralelos, como a 11ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná com exposição 100 Anos de Turismo no Paraná; Arena Abrasel Brasil Sabor; Reunião Técnica com Secretários, Dirigentes e Interlocutores Municipais de Turismo; Reunião das Instâncias de Governança Regional; 1ª Reunião do Projeto Trem é Turismo – ABOTTC; Encontro da Unidade Temática de Turismo – Rede de Merco Cidades; e, Feijão Amigo.

100 anos — A Paraná Turismo paraticipa do Salão e promoverá uma Exposição intitulada 100 Anos de Turismo, antecipando-se à comemoração do centenário do turismo estadual. Os principais temas abordados serão o resgate da memória do desenvolvimento turístico local, tendo como marco inicial a visita de Santos Dumont às Cataratas do Iguaçu, em 1916 e o novo Plano Estadual de Turismo, com implantação prevista a partir de 2016.