FELIPE DE OLIVEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ingressou, nesta quarta-feira (4), com uma ação civil pública requerendo a suspensão da Torcida Organizada Young Flu e também solicitou o cumprimento da liminar que já havia proibido a torcida Força Jovem do Vasco de participar de eventos esportivos.
De acordo com o Ministério Público, o pedido ocorre após fatos acontecidos momentos antes da partida entre Fluminense e Vasco da Gama, realizada no Estádio do Engenhão, pela sexta rodada do Campeonato Carioca de 2015, no dia 22 de fevereiro.
Na ação, a promotora Glícia Pessanha requer a suspensão da Young Flu, assim como a proibição de seus associados ou membros de comparecer aos locais em que se realizem eventos esportivos, pelo prazo de um ano, em todo o território nacional. Ficaria proibida também a venda de material de publicidade dessa torcida.
A promotora também solicitou que seja fixada pena de multa no valor de R$ 20 mil por integrante ou torcedor por evento, além de sua retirada compulsória do local onde esteja sendo realizado o jogo.
Na petição que solicita o cumprimento da liminar, o Ministério Público pede a suspensão da Torcida Força Jovem, e o pagamento de multa de R$ 301 mil, pelo descumprimento da decisão anterior, na qual a torcida já havia sido suspensa. A título de garantia, a promotora solicitou a penhora de todos os bens da sede da Força Jovem do Vasco.
“As punições aplicadas até a presente data, bem como as medidas adotadas pelo Ministério Público, judiciais ou extrajudiciais, têm se mostrado ineficientes, o que torna imperiosa a adoção de providências mais radicais e rigorosas, a fim de limar efetivamente práticas e comportamentos reiteradamente violentos por parte da organizada ré”, afirmou a promotora.
Integrantes das duas torcidas não foram localizados para comentar as solicitações do Ministério Público.