O sorteio de pré-seleção de mutuários para quatro conjuntos habitacionais de Cascavel, no Oeste do Paraná, foi realizado nesta quarta-feira (4). As moradias, que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, estão em fase de construção e terão investimentos de R$ 63 milhões.

Participaram do sorteio 2,8 mil famílias com renda familiar até R$ 1,6 mil. O primeiro sorteio foi para 965 unidades nos residenciais Quebec, Jaborá, Pazzinato e Gralha Azul. Posteriormente será feito o sorteio para mais de duas mil casas do Residencial Riviera.

As famílias convocadas para o processo de seleção foram as que têm inscrição a partir de 2009, estão com os cadastros atualizados e atendem aos critérios locais e federais.

O sorteio foi dividido em três grupos: idosos, pessoas com deficiência e geral. Todo o processo segue as portarias 168/203 e 595/2003 do Governo Federal e do Ministério das Cidades, que definem os grupos de sorteio.

O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, explicou que algumas pessoas se enquadram em mais de um grupo. Mas mesmo que o nome seja sorteado mais de uma vez, o que vale é o primeiro grupo contemplado, não há como o inscrito ser beneficiado duplamente, afirmou o prefeito.

O gerente do escritório regional da Cohapar em Cascavel, Odejalma Cordeiro, disse que a parceria entre os governos está proporcionando vida nova às famílias paranaenses. Trabalhando juntos podemos ajudar mais pessoas a realizarem o sonho da casa própria, destacou Cordeiro.

SORTEADOS – Vanilda Aparecida Tavares foi a primeira sorteada da tarde, ela participou da seleção pela cota de pessoas com deficiência. Fiquei muito feliz, porque pago aluguel e agora poderei ter minha própria casa para cuidar, disse Vanilda.

A emoção tomou conta do espaço e a cada anúncio, um grito de alegria. Como aconteceu com Salete Moraes dos Santos. Ela tem dois filhos, é divorciada e aguarda pela casa desde 2009. Agora o sonho pode estar próximo de ser realizado.

Marizete de Moraes Seixas também se emocionou, pois aguardava há sete anos pela oportunidade de ter uma casa. Ela mora com o pai e disse não ter condições de comprar um imóvel.

Para muitos que lá estavam, ter o nome sorteado representa até mesmo um alívio. Cheguei aqui muito ansiosa, com dores na coluna, mas quando ouvi meu nome fiquei muito feliz, até sarei, comemorou Letice Oliveira da Silva, 65 anos.

As famílias foram sorteadas para as primeiras 965 unidades que estão em construção no Residencial Quebec (128 apartamentos), no Residencial Jaborá (280 apartamentos), no Residencial Pazzinato (60 apartamentos) e no Loteamento Gralha Azul (248 apartamentos e 249 casas) terão os nomes encaminhados à Caixa Econômica Federal para aprovação para as próximas etapas.

As demais ficarão para os próximos sorteios de outras 2.089 habitações populares em construção no Residencial Riviera, na zona Norte da cidade, totalizando 3.054 unidades.