SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Dunga lamentou o pouco tempo que terá de preparação para a Copa América, que será no Chile entre junho em julho, seu primeiro torneio desde que retornou ao comando da seleção brasileira em julho do ano passado.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não confirmou ainda a programação para o torneio, mas Dunga deve ter menos de duas semanas para preparar o time até a estreia na competição contra o Peru, dia 14 de junho, em Temuco.
A preocupação é que provavelmente Dunga só terá elenco completo depois de 6 de junho, quando acontece a final da Liga dos Campeões da Europa, que será nesta data.
Da lista divulgada nesta quinta (5) para os amistosos contra França (dia 26) e Chile (29), 12 jogadores de oito times diferentes podem estar na decisão que será realizada em Berlim.
“O calendário já é montado, temos que conviver com isso. Os jogadores se apresentam dia 1º de junho, aí são dois dias de apenas exames médicos, não treinos. Para preparar para a estreia teremos algo como quatro, cinco dias apenas. A preocupação é não ter lesão na competição, porque a maioria dos jogadores estarão em final de temporada, e logo em seguida teremos as Eliminatórias”, disse o técnico Dunga.
O Brasil estreará em outubro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, com rival ainda indefinido -haverá sorteio dos jogos em 25 de julho, em São Petersburgo.
O treinador voltou a ressaltar que o classificatório para o Mundial é a prioridade e que a Copa América será usada para montar o time. A CBF avalia que será a Eliminatória mais difícil da história.
“Todas as coisas são válidas para formar e observar. As Eliminatórias são o objetivo maior, mas para chegar lá teremos amistosos e a Copa América. Vamos observando e aqueles jogadores que não estão nessa lista [para os amistosos de março] não podem achar que estão fora”, disse Dunga.
Antes da Copa América, a seleção fará amistosos no dia 7 de junho, em São Paulo, no estádio do Palmeiras, e contra o México, dia 10 de junho, no Beira-Rio, em Porto Alegre, contra rival indefinido.