Apesar da determinação do desembargador Luiz Mateus de Lima. do Tribunal de Justiça (TJ), para que as aulas sejam retomadas na rede estadual de ensino, os 950 mil alunos da rede estadual de ensino permanecem sem aulas nesta quinta-feira, 5. Até as 19 horas desta quinta, a APP-Sindicato, que representa os trabalhadores em Educação Pública do Paraná, não havia recebido a notificação da justiça, porque a sede ficou o dia todo fechado. A paralisação entra no 25º dia, a mais longa dos últimos 25 anos. 

O diretor de comunicação da APP,  Luiz Fernando Rodrigues, confirmou que a sede da APP ficou fechada “em recesso” o dia todo porque os trabalhadores precisavam de folga, após tantas marchas e protestos. “Por isso, fica valendo a decisão da assembleia de quarta-feira, que votou pela continuidade da greve”, afirmou ele. Nesta sexta-feira, a sede também não vai abrir, já que o sindicato resolveu dar dois dias de folga aos funcionários.

Ontem, o presidente da entidade, Hermes Leão, afirmou que após a notificação a APP-Sindicato irá recorrer da decisão. 

Na decisão, a justiça determina o retorno imediato dos professores às salas de aula sob multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão. A antecipação de tutela ainda impede que os grevistas impeçam, os acessos às dependências de quaisquer órgãos públicos estaduais ou de impedirem outros servidores de trabalhar regularmente e autoriza o uso da força. Pela decisão, a APP-Sindicato tem 24 horas para informar todos os seus filiados da decisão da Justiça sob pena de responsabilização pessoal dos seus dirigentes.