JOÃO CARLOS MAGALHÃES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, afirmou nesta quinta (5) que recebeu do ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) a notícia de que o governo prepara novas “medidas avançadas” para a economia.
“O ministro disse que a política econômica [implementada com o ajuste fiscal] não é restritiva, e que medidas serão anunciadas, ou [que] o governo está pensando em medidas [que sejam] enfim, avançadas. Não é da área dele, mas [ele disse] que existem medidas que vão ser discutidas e apresentadas para a sociedade. Nós falamos que precisa avançar.”
Freitas não detalhou, contudo, que medidas seriam essas. Como a Folha de S.Paulo revelou, o governo tem debatido aumentar a receita com o aumento dos tributos cobrados sobre lucros e grandes fortunas -uma antiga pauta da central.
Rossetto participou hoje de uma reunião fechada da direção nacional da CUT em Brasília.
Segundo Freitas, a CUT voltou a externar sua discordância com as Medias Provisórias editadas pela presidente Dilma Rousseff para realizar o ajuste fiscal. “Não temos concordância, achamos que tem que ter um realinhamento da política econômica, ela não pode ser uma política econômica restritiva.”
Freitas negou que o ministro tenha falado sobre os atos preparados pela CUT para o próximo dia 13. Os atos têm uma pauta ambígua em relação ao governo: eles pedem a “proteção” da Petrobras e, ao mesmo tempo, a mobilização contra o ajuste.