Estar ao volante de um carro onde em lugar de puxar a alavanca para engatar uma marcha, apenas aperta um botão e o carro efetua as trocas sozinho ou se preferir efetuar as mudanças manualmente pode-se usar as duas borboletas atrás do volante de modo sequencial, vocÊ diria a alguns anos que estaria idirigindo um carro de corrida, ou um bólido alemão de milhares de dólares. Avaçliamos um carro nacional, hatch pequeno de segmento popular com todas essas mordomias. O Fiat uno Way passa a oferecer o câmbio automatizado com seleção de posições por botões, sistema inédito no Brasil, também disponível na versão Sporting com o mesmo motor de 1,4 litro.
O sistema de botões torna indispensáveis no Uno os comandos no volante para mudanças manuais, que nos outros carros da marca podem ser feitas pela alavanca do console também. Tais comandos operam mesmo em modo automático. O câmbio de cinco marchas e embreagem única já é conhecido de outros modelos da Fiat em sua versão Plus, que evoluiu em funcionamento. O que diferencia o Dualogic do Uno é a eliminação da alavanca do console central em favor dos botões D (drive), N (ponto-morto), R (ré), S (modo esportivo) e A/M, que alterna entre operações automática e manual. Além de poupar espaço (a caixa no console poderia até ser menor), o comando por botões tem uma vantagem: como não há mais posições físicas da alavanca, o carro pode ser desligado em D — portanto engatado, como recomenda a Fiat — e passa sozinho ao ponto-morto na próxima partida do motor, que requer apenas acionar o pedal de freio. É a solução para um pequeno inconveniente que vinha desde o pioneiro Stilo Dualogic: o câmbio soava um alerta caso se desligasse o motor em ponto-morto, mas não permitia a partida em D.

O Dualogic do Uno funciona muito bem para os padrões de um automatizado de embreagem única, com mudanças relativamente suaves e calibração acertada para as diversas condições. Uma dica, a maior suavidade nas trocas é obtida com operação manual e tirando o pé do acelerador por instantes, mas é claro que não se compra um automatizado para ficar trocando marchas. Quem apenas deixá-lo em D não terá muito do que reclamar.Foi bem calibrada a função de rastejar (creeping), que move o carro lentamente ao não se acelerar ou frear e facilita pequenas manobras. Essa função é desativada em subidas íngremes, nas quais é preciso usar os freios de serviço ou de estacionamento. Ao usar o modo manual aparecem no painel (como no Uno sem Dualogic) setas que sugerem trocas para cima ou reduções, conforme a rotação do motor e o modo de dirigir.Os preços do Novo Uno Way 1.4 com opcional dualogic é de R$ 43.259,00 e na versão Sporting 1.4 com opcional dualogic R$ 44.779,00.