A administradora de empresas Paula Mara de Assis Palma, 40 anos, é descrita como uma pessoa de bem com a vida. Sempre com um sorriso no rosto descrevem os colegas de trabalho. Mulher madura, ela é mais. Eu sou um milagre de Deus, resume ao contar a sua luta contra um câncer de ovário, que se manifestou a primeira vez aos 28 anos, e de lá para cá outras vezes em outros pontos. Ela conta que ficou careca três vezes, mas em nenhum momento deixou de trabalhar, de lutar pela vida. A minha cabeça estava bem. Eu tinha a convicção disso, conta.

Apesar de ser considerada um milagre de Deus, Paula não se considera uma pessoa religiosa, mas sim de Fé. A minha mãe sim é bastante religiosa, sempre vai a Igreja, diz. Agora eu vou às vezes e acho que o mais importante é acreditar que há algo superior e que você faz parte deste todo, afirma. Eu me sinto como uma escolhida, pois tinha apenas 10% de chance de sobreviver quando descobri que tinha câncer, aos 28 anos.

 Amanhã eu deixo para me preocupar quando o amanhã chegar, diz. E vou levando o meu dia normalmente, trabalhando. Não fico sofrendo, diz Paula.  Afinal, no começo da doença, ela tinha só 10% de chance de sobreviver.

É BOM SABER QUE SE É DESEJADA
Contudo, não é só amor que elas querem. Nossa reportagem se cadastrou no Ashley Madison, uma rede social de namoro on-line, voltado principalmente para pessoas que já estão em um relacionamento. A maioria das usuárias de Curitiba são mulheres com idade entre 35 e 50 anos de idade, em busca de aventuras fora do casamento. Uma delas, de 42 anos e casada, procurava algum fato novo para dar uma agitada na vida. Já estou casada há mais de uma década e amo meu marido, mas hoje somos mais amigos do que amantes. Então essas aventuras acabam me ajudando a sair da monotonia e  também fazem subir minha autoestima, já que você se sente desejada. É bom saber que você ainda pode chamar a atenção, relata.


BELEZA

Loba vaidosa
Para se manterem belas, as vovós lobas contam com fiéis aliados: o salão de beleza e a indústria farmacêutica e de cosmético. A médica Rita de Cassia Freitas, de 54 anos, por exemplo, acorda, toma banho, passa filtro solar, aplica maquiagem, se penteia, escolhe uma roupa bonita e, uma vez por semana, faz as unhas da mão, do pé, massagem modeladora, depilação. Segundo Rita, a entrada no time dos quarentões não foi uma transição fácil. Veio a menopausa, efeitos hormonais, o organismo vai dando mais sinais de cansaço. Para superar o momento difícil, a solução foi investir em si mesma. A velhice está chegando, mas isso não significa que eu não possa me sentir bonita. Sempre quero deixar minha autoestima lá em cima, afirma a pediatra. Sexta-feira, inclusive, é o dia da beleza. Toda a semana vou até o salão e faço tratamento do cabelo, massagem, unha, depilação.

Mas não é apenas a beleza que conta. Lembrando também que a prática de atividades físicas para pessoas de mais idade, principalmente a musculação, é uma forma de combater a osteoporose e osteopenia (redução da densidade mineral dos ossos). Mas antes de procurar uma academia, é importante passar por exames cardiológicos e ortopédicos, explica a professora de educação física e instrutora da academia Contours do Juvevê, Gisele de Fátima Carvalho.