SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O principal líder da oposição russa, Alexey Navalny, deixou a prisão nesta sexta-feira (6) após 15 dias de pena administrativa por participar reiteradamente de protestos não autorizados pelo governo do presidente Vladimir Putin.
A última infração cometida por Navalny havia sido distribuir folhetos de convocação para um ato contra o Kremlin em estações do metrô de Moscou. “Vamos continuar nossas atividades”, disse, logo depois de deixar a prisão.
Como seu primeiro ato, visitou o túmulo do colega Boris Nemtsov, assassinado na última sexta (27) em Moscou pouco antes do protesto que havia convocado e que o ex-primeiro-ministro assumiu o controle após sua prisão.
“Não haverá trégua nos nossos esforços, não desistiremos de nada. Este ato de terror não alcançou seu objetivo nesse sentido. Eu não estou com medo e tenho certeza de que meus colegas tampouco estão”, disse.
Os dois opositores foram os principais líderes dos protestos contra Putin que atingiram a Rússia entre 2011 e 2012. Porém, eles não conseguiram derrotar o líder russo, que conseguiu nas urnas seu terceiro mandato de presidente.
Nos últimos meses, Navalny criticava a crise econômica provocada pelas sanções dos EUA e da União Europeia à Rússia devido ao envolvimento de Moscou no conflito entre o governo ucraniano e separatistas no leste do país vizinho.
Navalny ficou em prisão domiciliar durante um ano, após ser condenado duas vezes pela Justiça russa por peculato, fraude e lavagem de dinheiro. Ele também já foi preso diversas vezes em protestos por violação da ordem pública.